Jogo: "O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos" (Lao- Tsé).
Que tal brincar com… protozoários? Isso mesmo! Dentre os vários materiais educativos gratuitos do Museu de Microbiologia do Instituto Butantã está um jogo da memória que vai te ensinar muitas coisas sobre esses seres tão, tão pequenos que vivem em sua maioria na água e estão muito presentes na nossa vida - como os parasitas e as amebas.
Mas antes de jogar, você precisa conhecer mais sobre esses bichinhos. Nossa dica é que você leia com bastante atenção o livreto que acompanha o jogo para entender mais sobre os protozoários, onde eles moram, como eles se parecem - sabia que eles podem ser de várias cores?
Depois de aprender, é hora de colocar os novos conhecimentos em prática com o jogo da memória. Basta imprimir o material, recortar os quadrados e colar nas cartas os versos correspondentes. Se preferir, você pode usar EVA ou papelão para fazer as cartas - assim, elas vão durar mais.
Tudo pronto, é hora de jogar! E isso você sabe fazer muito bem, não é mesmo? Com todas as cartas dispostas e viradas para baixo numa superfície plana, cada jogador deve, na sua vez, virar duas cartas; se tiverem a mesma imagem, o jogador recolhe o par e pode jogar outra vez. Se as cartas não forem iguais, volte-as à posição inicial e passe a vez ao outro jogador.
Chame seus pais, irmãos, avó, todo mundo para jogar! Além de divertido, o jogo da memória estimula a concentração, aperfeiçoa o raciocínio e colabora para o convívio social e a construção de relações.
Vamos jogar?
Acadêmica de Ciências Biológicas cria o material para entreter crianças e familiares durante o distanciamento social.
Tabuleiro
QR Code
O jogo de tabuleiro sobre a COVID-19
O jogo de tabuleiro sobre a COVID-19, desenvolvido pela designer Natália Rosa, de Marília (SP), tem como principal objetivo conscientizar e entreter as crianças durante a quarentena. O tabuleiro é todo ilustrado e traz informações acerca do vírus:
Este é um jogo de simples compreensão que dinamiza o estudo teórico de forma divertida, levando o aluno a desenvolver seus conhecimentos sobre os principais filos de invertebrados (Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Artropoda e Echinodermata). O jogo é composto por um tabuleiro contendo colunas e linhas, semelhantes às coordenadas de um jogo do tipo batalha naval (Battleship®), totalizando 72 casas; nos topos das colunas há representações imagéticas dos principais filos de invertebrados e, no início das linhas, assinaladas as características gerais de cada filo (nome, tipo de reprodução, forma do corpo, modo de vida, hábitat, hábito alimentar, simetria, classificação e exemplos) (Figura 1). Além do tabuleiro, o jogo possui 72 cartas contendo características gerais de cada filo e um dado de seis faces.
Como jogar:
A dinâmica do jogo permite a participação individual ou em equipes, definidas de acordo com o tamanho da turma e a critério do professor, que atua como mediador. No caso de ser aplicado a uma turma, ela deverá ser dividida em no máximo quatro equipes, tendo cada equipe um representante.
- A ordem das equipes deve ser definida com o lançamento do dado; o jogador que tirar o maior número começa e segue a ordem decrescente;
- A primeira equipe retira uma carta da pilha que está sobre a mesa e deve encaixá-la (com o auxílio dos demais membros da equipe) em seu devido local no tabuleiro (a característica correspondente ao filo);
- Se a equipe erra, a carta volta para a pilha;
- Acertando o local da carta, a equipe ganha um ponto e tem a oportunidade de retirar mais uma carta que, em caso de acerto, valerá dois pontos;
- Em seguida, a próxima equipe continuará o jogo;
- E assim prossegue o jogo até que todo o tabuleiro esteja preenchido;
- Ao final do jogo é feita a contagem da pontuação de cada equipe, vencendo o jogo aquela que acumular mais pontos.
Como jogar:
Cada jogador receberá o mesmo número de cartas, e é proibido ver as cartas dos outros jogadores.
Quem inicia o jogo, escolhe uma das cinco características da carta, e então todos revelam esta informação da carta.
Quem tiver maior pontuação para aquela característica ganha. Caso de empate, deve-se escolher outra característica da mesma carta.
O ganhador adiciona as cartas para sua mão, e vence o jogo quem tiver mais cartas na mão. Prontos? Prepare seu baralho e vamos lá!
1- Deserto
A carta do deserto tem como principal características suas altas temperaturas e uma fauna e flora com adaptações para sobreviver neste tipo de ambiente. As plantas possuem diversas adaptações para armazenamento de água, como por exemplo, as folhas modificadas dos cactos e a fotossíntese CAM.
2- Taiga
Esta carta também poderia ser chamada de Floresta de Coníferas, pois suas árvores são em formato de cone. O principal é que as folhas destas árvores não caem durante o inverno.
3- Floresta Amazônica
Este bioma é o primeiro brasileiro do nosso baralho mas ele se estende para outros países, como a Venezuela, Peru, Colômbia, entre outros. Apesar da grande diversidade de fauna e flora, não possui um alto endemismo.
4- Mata Atlântica
Uma das principais diferentes entre a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica é o grande endemismo presente. Além disso, a Mata Atlântica pode ser subdividida em outros ecossistemas, como a Restinga e os Mangues.
5- Caatinga
Bioma exclusivo do Brasil, apesar de ter um solo bastante fértil, ele não tem capacidade de armazenar água, então apresenta uma grande diversidade de plantas apenas na época das chuvas. Quando o tempo está seco, a vegetação característica é parecida com a do deserto: plantas do tipo xerófitas.
6- Cerrado
Junto com a carta da Mata Atlântica e a Caatinga, o Cerrado finaliza o combo de endemismo dos biomas brasileiros. Além disso, sua vegetação possui adaptações características para compensar as condições ruins do solo e as queimadas.
7- Pantanal
O pantanal possui uma alta biodiversidade, porém baixo endemismo, já que suas espécies estão em constante processo de emigração e imigração, decorrente das épocas de chuva e de secas. Essa variação também faz com que a vegetação seja bastante variada.
8- Pampas
A primeira vista, a carta dos Pampas não parece ser boa, mas ela é indispensável no seu baralho. Sua biodiversidade é alta, mas por possuir um solo fértil e vegetação composta principalmente por gramíneas, há muito desmatamento e ocupação de áreas para a agropecuária.
9- Tundra
Voltando aos biomas internacionais, vamos aos polos. As Tundras são bem parecidas com o deserto, mas ao contrário. Ao invés de um clima quente, a tundra está presente nos ambientes gelados, próximo aos polos, e está usualmente com o solo congelado. Os animais deste ambiente tendem a migrar nas épocas mais frias.
10- Floresta Temperada
Uma das principais características deste bioma são as estações bem demarcadas, e a fauna e flora apresentam adaptações para cada uma destas estações, como por exemplo migração no frio, folhas que caem no outono, reprodução na época da primavera, etc.
Fonte: https://descomplica.com.br/artigo/superdescomplica-jogo-de-cartas-dos-biomas/4lJ/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do nosso blog? Deixe aqui sua sugestão. Compartilhe !!!