Sustentabilidade e sistemas auto-sustentáveis

Na década de 1980, Lester Brown fundador do Wordwatch Institute (destinado à análise das questões ambientais globais), criou o termo sustentabilidade. Brown, definiu comunidade sustentável como aquele que proporciona e satisfaz as próprias necessidades sem interferir nos ciclos naturais que será adotado pelas gerações futuras.

Sustentabilidade também pode ser definido como, promover a conservação da biodiversidade explorando áreas ou usando os recursos naturais com atitudes e consciência da manutenção da natureza, prejudicando o minímo possível o equilíbrio do meio ambiente, a que todos dependem para sobreviver.



Alguns projetos auto-sustentáveis fazem com que possamos desfrutar mais do que a natureza nos dá. Construções sustentáveis são aquelas que exploram o potencial do sol, a umidade, o vento, vegetação, possibilitando a criação de materiais ecológicos e sistemas inteligentes. Exemplos: O uso da água da chuva para a irrigação de jardins, hortas e etc.; aquecedores solares que podem ser utilizados para aquecimento de chuveiros e etc.. Também são usados casas com biodigestores, telhado verde, madeiras reflorestadas, banheiros secos, cercas vivas, composteiras, minhocários, hortas mandalas. Casas confeccionadas assim se tornam uma moradia  autosuficiênte que não agride o meio ambiente e ainda possui componentes multifuncionais.

Observe as imagens abaixo:




 
Telhado Verde


   

 Horta Mandala



Para mais informações veja os vídeos abaixo.


Desenvolvimento sustentável

Os animais salvam o mundo

Programa cidades sustentáveis



Máquinas Térmicas - 7ºAno

 A invenção que mudou os rumos da sociedade As máquinas térmicas foram essenciais para ampliar a produção de diversos materiais que anterior...