Confira as 7 cobras mais mortais do planeta:
1 - Krait Malasiana
Da espécie Bungarus candidus, as krait malasianas são nativas da Indonésia e sudeste da Ásia, e são cobras de hábitos noturnos, sendo especialmente agressivas após o anoitecer. Além disso, elas costumam caçar e devorar outras serpentes e não se importam de praticar o canibalismo com outras kraits.
O grande perigo é que elas são extremamente venenosas e, mesmo com a aplicação do soro antiofídico, em 50% dos casos as picadas em humanos terminam em morte — isso que antes do desenvolvimento do medicamento esse índice era de 85%!
O veneno dessas cobras conta com uma neurotoxina que provoca câimbras, espasmos e tremores, terminando em paralisia muscular. Em alguns casos, mesmo depois de a vítima receber tratamento, pode ocorrer o coma permanente e até a morte cerebral por hipóxia. Por sorte, como mencionamos anteriormente, as kraits malasianas são notívagas, portanto os encontros com humanos não são muito comuns.
2 – Cobra Filipina
Todo mundo sabe que devemos manter distância das cobras com cabeças triangulares, assim como daquelas que conseguem erguer parte do corpo e achatar o pescoço! Pois a cobra filipina (Naja philippinensis) seria uma das quais deveríamos correr — mas correr muito — no infeliz caso de encontro acidental.
Isso porque, além de possuírem um potente veneno — que pode afetar as funções cardiorrespiratórias e provocar a morte em até 30 minutos —, essas serpentes conseguem cuspir a toxina na direção de suas vítimas a partir de até três metros de distância.
3 – Víbora da Morte
A cobrinha de aspecto nada amigável que você acabou de ver na imagem acima pertence ao gênero Acanthophis e pode ser encontrada na Austrália e na Nova Guiné. Também conhecida pelo nome carinhoso de “víbora da morte”, esta serpente tem o ataque mais rápido do mundo — dando o bote e voltando à posição inicial de ataque em apenas 0,13 segundo!
Além disso, a picada da víbora da morte está entre as mais letais do planeta e, se não for tratada adequadamente, pode provocar paralisia, falência respiratória e morte em um período de apenas 6 horas. Felizmente, os humanos não fazem parte do cardápio oficial deste tipo de cobra — que prefere caçar outras serpentes, inclusive de seu mesmo gênero.
4 – Serpente Tigre
Pertencente à espécie Notechis scutatus, a serpente tigre é nativa da Austrália e só costuma atacar quando se sente ameaçada. Contudo, quando ela faz isso, o bote quase sempre é certeiro e, se não for tratada rapidamente, a picada pode provocar a morte dentro de um período entre 6 e 24 horas — embora existam registros de pessoas que faleceram após apenas 30 minutos!
Isso porque a N. scutatus possui um veneno neurotóxico muito potente que pode provocar dor nos membros inferiores e na região do pescoço, adormecimento do corpo e sudorese, seguidos de dificuldades respiratórias e paralisia muscular. E antes do desenvolvimento do soro antiofídico, o índice de morte ficava entre 60% e 70%.
5 – Taipan do Interior
Endêmica da Austrália, a Taipan do Interior (Oxyuranus microlepidotus) é considerada a cobra mais venenosa do planeta, e apenas 110 mg de seu veneno, produção máxima registrada por uma picada, são suficientes para matar aproximadamente 250 mil ratos — ou cerca de 100 seres humanos!
O bom é que as O. microlepidotus são tão tímidas quanto venenosas, e os encontros entre essas cobras e os seres humanos raramente acontecem na natureza. Aliás, até onde se sabe, nunca foi registrada qualquer fatalidade provocada pela picada de uma Taipan do Interior — mas se isso acontecer algum dia, o azarado morreria em aproximadamente 45 minutos.
6 - Mamba negra
A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma das cobras com o veneno mais fatal do mundo, sem contar que pode ser bem comprida e bem veloz também. Vale ressaltar que, apesar de ter esse nome, a mamba-negra não é totalmente negra.
Vale ressaltar que, apesar de ter esse nome, a mamba-negra não é totalmente negra. Na verdade, a superfície externa das cobras dessa espécie pode variar entre as cores marrom, verde-oliva, caqui e cinza. Contudo, seu nome se refere à coloração azul-escuro, quase preta, no interior da sua boca.
A temida Mamba Negra é encontrada em muitas partes do continente africano. Eles são conhecidos por serem altamente agressivos e atacam com precisão mortal. Eles também são a cobra terrestre mais rápida do mundo, capaz de atingir velocidades de até 20 km / h. Essas cobras temíveis podem atacar até 12 vezes seguidas. Uma única mordida é capaz de matar de 10 a 25 adultos. O veneno é uma neurotoxina de ação rápida. Sua picada fornece cerca de 100-120 mg de veneno, em média; no entanto, pode fornecer até 400 mg. Se o veneno atinge uma veia, 0,25 mg / kg é suficiente para matar um ser humano em 50% dos casos. O sintoma inicial da mordida é a dor local na área da picada, embora não seja tão grave quanto as cobras com hemotoxinas. A vítima experimenta uma sensação de formigamento na boca e nas extremidades, visão dupla, visão em túnel, confusão grave, febre,ataxia (falta de controle muscular). Se a vítima não receber atendimento médico, os sintomas progridem rapidamente para fortes dores abdominais, náuseas e vômitos, palidez, choque, nefrotoxicidade, cardio-toxicidade e paralisia. Eventualmente, a vítima experimenta convulsões, parada respiratória, coma e morte. Sem antiveneno, a taxa de mortalidade é de quase 100%, entre as mais altas de todas as cobras venenosas. Dependendo da natureza da mordida, a morte pode resultar a qualquer momento entre 15 minutos e 3 horas.
Na vida selvagem, esta espécie pode viver mais de 11 anos.
7- Cobra do mar de Belcher
Finalmente chegamos à cobra mais mortal do planeta, a Serpente do Mar de Belcher. O veneno desta cobra é cem vezes mais tóxico do que qualquer outra cobra do mundo.
A cobra mais venenosa conhecida no mundo, vulgarmente conhecida como serpente marinha de bandas fracas ou serpente marinha de Belcher (Hydrophis belcheri). Para se ter uma ideia da dimensão da toxidade do seu veneno, basta apenas uma gota já seria suficiente para matar no mínimo 150 pessoas. Se for alguns miligramas é forte o suficiente para matar 1000 pessoas! Menos de 1/4 das mordidas dessa cobra conterão veneno e elas são relativamente dóceis. Entretanto, a Serpente do Mar de Belcher é muito tímida e dificilmente ataca o seres humanos. Os pescadores geralmente são as vítimas dessas picadas, pois encontram as espécies quando puxam as redes do oceano . Encontrado em águas do sudeste da Ásia e norte da Austrália.
Gostou??? Comente e compartilhe o nosso post!!
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do nosso blog? Deixe aqui sua sugestão. Compartilhe !!!