Estudo Dirigido 9º Ano






Grandezas e medidas

Questão 01- Escreva em forma de notação científica:

a) 17,4.10-3 =
b) 0,0000045 =
c) 12587,36 =
d) 125,36.105 =
e) 1285400000000 =
f) 0,00000000254 =
g) 123,54.10-34 =

Questão 02- A distância da Terra ao sol é de 149.597.870 km. Quantos metros existe entre a Terra e o sol? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 03- Um feto com 8 semanas pode ter um ritmo cardíaco de até 185 batimentos por minuto. Quantos batimentos por hora ocorrem em um feto? E em um mês de 30 dias considerando o ritmo cardíaco constante? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 04- Existem cerca de 1340 milhões de Km3 de água nos oceanos. Quantos litros há nos oceanos terrestres? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 05- Há cerca de 1400 milhões de Km3 de água total no planeta. Considerando que a água salgada esta nos oceanos, qual é o volume de água doce em m3 existente na Terra. Qual é a porcentagem de água doce no nosso planeta? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 06- Nas fossas marianas a pressão é 1100 vezes maior que a nível do mar. Quanto é esta pressão em mmHg? Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 07- Considerando que a nível do mar a temperatura é de 25ºC e que a cada 100 m de subida a temperatura cai 0,5 ºC; qual será a temperatura externa a um avião a 33000 pés (a cada 3 pés corresponde a cerca de 1m). Dê sua resposta em notação científica. Não esqueça de registrar a unidade na resposta.

Questão 08- É considerada matéria (só há uma resposta) por que os outros itens por você não marcados, não são considerados matéria)?
( ) o luar ( ) a música ( ) o ar ( )o brilho do sol ( ) a sombra de uma pessoa

Questão 09– Classifique os sistema abaixo como matéria (M), corpo (C) ou objeto (O);

a) Areia
b) Ouro
c) Planeta Terra
d) Fechadura
e) Água
f) Oceano
g) Pão
h) Notebook
i) Papel
j) Vestido
k) Granito
l) Chapa de granito
m) Escultura feita de granito.


Substâncias e Misturas

Questão 01- Para cada item a seguir escreva se é uma Substância Pura ou se é uma Mistura (Homogênea ou Heterogênea):
a) Ferro
b) Vinho
c) Água e óleo de cozinha
d) Açúcar
e) Água do mar


Questão 02- Observe a figura a seguir e responda:


a) O sistema acima representa uma substância ou mistura? Justifique.

b) Quantas moléculas estão representadas no sistema em questão?
Questão 03- Sobre substâncias simples são formuladas as seguintes proposições:

I. são formadas por um único elemento químico;
II. suas fórmulas são representadas por dois símbolos químicos;
III. podem ocorrer na forma de variedades alotrópicas;
IV. não podem formar misturas com substâncias compostas.

São INCORRETAS
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Corrija ou justifique a razão pelo qual os itens julgados acima sejam considerados incorretos.

Questão 04- Sabendo que a massa 30 cm3 de água é igual a 30 g, calcule a densidade. Sabendo que o azeite de oliva possui densidade igual a 0,92 g/cm3, o que acontecerá se misturarmos água e azeite?


Questão 05- A seguir, são representados três recipientes contendo certa massa e volume de gás. Nas mesmas condições de temperatura e pressão.
1    2     3

V1 = 1L V2=1L V3=1L
m = 1,29 g m = 1,96 g m = 0,71 g
d = 1,29 glL d = 1,96 glL d = 0,71 glL


Analise o que está sendo representado e responda:Os recipientes contêm a mesma substância? Justifique sua resposta:

Questão 06- Se você mergulhar um sólido em um recipiente contendo água, irá observar um deslocamento do líquido, que ocasionará um aparente aumento de volume.

a) Por que isso ocorre?
b) Qual a relação entre o volume de água deslocado e o volume do sólido?
c) Supondo que o sólido tenha massa igual a 15 g e que o volume de água deslocado seja de 10 cm3, qual é a densidade do sólido? Ele é mais ou menos denso que a água?

Questão 07- Analise os sistema abaixo;
I - água (l) e água(s).
II - gás oxigênio.
III - etanol e areia.
IV - gás carbônico e gás hidrogênio.

Relativamente aos sistemas acima, podemos afirmar que existe uma:
a) substância pura em I.
b) substância composta em II.
c) mistura monofásica em III.
d) mistura bifásica em IV.
e) mistura que pode ser separada por decantação em IV.

Como substâncias químicas (simples ou compostas) ou misturas (homogênea e heterogênea) como você classificaria os sistema I, II, III e IV?

Questão 08- São dados três sistemas:
A: óleo, água e gelo;
B: óleo, água gaseificada e gelo;
C: óleo, água e granito.

O número de fases de cada sistema é respectivamente:

a) 3, 4 e 5;
b) 3, 3 e 5;
c) 3, 3 e 3;
d) 3, 4 e 3;
e) 3, 4 e 4.

Com base na análise dos sistema acima, pode-se afirmar que toda a substância pura (ou química) forma um sistema heterogêneo? Justifique sua resposta.


Questão 09- Qual das misturas a seguir é sempre homogênea?

a) água e óleo
b) água e álcool
c) água e sal
d) ferro e areia
e) água e areia

Qual é a razão química para que o sistema escolhido seja sempre uma mistura homogênea?


Questão 10- O sangue apresenta cor vermelha devido à hemoglobina. Na molécula da hemoglobina está presente o íon ferro responsável, em grande parte, por esta cor. A quantidade total deste elemento no corpo de um ser humano adulta é da ordem de quatro gramas. Esta quantidade é suficiente para fazer um pequeno objeto como, por exemplo, um prego. Sobre o texto responda;

a) A hemoglobina pode ser considerada uma mistura? Justifique sua resposta.
b) Como se classifica a hemoglobina como sistema material (substância pura simples ou S.P. composta; mistura homogênea ou heterogênea).
c) Como se classifica o sangue como sistema material? Que métodos físicos usar-se-ia para separar os componentes sanguíneos?


Questão 11- "Os peixes estão morrendo porque a água do rio está sem oxigênio, mas nos trechos de maior corredeira a quantidade de oxigênio aumenta". Ao ouvir esta informação de um técnico do meio ambiente, um estudante que passava pela margem do rio ficou confuso e fez a seguinte reflexão: "Estou vendo a água no rio e sei que a água contém, em suas moléculas, oxigênio; então como pode ter acabado o oxigênio do rio”? Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

Questão 12- Para se separarem os componentes de uma mistura heterogênea formada por um líquido e um sólido deve-se fazer uma:
a) destilação simples
b) titulação
c) condensação
d) destilação fracionada
e) filtração simples

Esquematize (desenhe) a forma de separação por você escolhida e justifique sua resposta usando o desenho.


Questão 13- Em uma república estudantil, um dos moradores deixou cair óleo comestível no recipiente que contém sal de cozinha. Considerando que o sal não é solúvel no óleo, mas solúvel em água, como será possível recuperar o sal e o óleo, deixando-os novamente em condições de uso?

Questão 14- Deseja-se fazer separação dos componentes da pólvora negra, que é constituída de nitrato de sódio, carvão e enxofre. Sabe-se que o nitrato de sódio é solúvel em água, o enxofre é solúvel em dissulfeto de carbono, enquanto que o carvão é insolúvel nestes solventes. Proponha um procedimento para realizar esta separação.

Questão 15- Desafio
Qual das opções a seguir contém a associação correta dos procedimentos de laboratório, listados na 1ª coluna, com suas respectivas denominações, listadas na 2ª coluna

1) Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa saturada em cloreto de sódio, contendo um grande excesso de sal sedimentado, tal que ainda permaneça precipitado após a adição de mais solvente.
2) Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa não saturada em cloreto de sódio.
3) Retirada de fenol, solúvel em água e em éter etílico, de uma solução aquosa, por agitação com uma porção de éter etílico seguida por separação da fase orgânica da fase aquosa.
4) Dissolver glicose em água e a esta solução juntar etanol para que surjam novamente cristais de glicose.
5) Adição de 20 mL água a nitrato de potássio cristalino.
A) Dissolução
B) Extração
C) Diluição
D) Recristalização

a) 1A, 2C, 3B, 4D, 5A
b) 1C, 2C, 3A, 4B, 5A
c) 1A, 2A, 3A, 4D, 5C
d) 1C, 2A, 3B, 4B, 5C
e) 1A, 2A, 3C, 4D, 5C


Ondas e som
1.              Nos conhecimentos sobre ondulatória, o que o termo pulso significa?
R: É a deformação ou pertubação no estado de equilíbrio da corda.


2. O que é uma onda periódica?
R: Uma sequência ritmada de pulsos que se propagam pela corda.


3. Quais os meios em que uma onda mecânica pode se propagar? Dê um exemplo para cada meio.
R: Nos meios sólido, líquido e gasoso. No meio sólido temos o exemplo de terremotos – ondas císmicas –; no meio líquido, as ondas marítimas; e no meio gasoso, o som.


4. As ondas transportam matéria? Justifique sua resposta.
R: As ondas transportam energia sem transportar matéria.


5. Defina os seguintes termos:
crista
R: O ponto mais alto da onda.vale
R: O ponto mais baixo da onda.onda
R: É a distância de uma crista ou um vale em relação a uma posição de equilíbrio ou eixo de equilíbrio.
comprimento de onda
R: A distância entre duas cristas ou dois vales ou de uma crista a um vale.

6. Qual a relação entre energia e amplitude de uma onda?
R: Quanto maior a energia da onda, maior a amplitude.
7. O que significa frequência e qual a sua relação com a energia?
R: Frequência é o número de oscilações completas que cada ponto realiza por unidade de tempo. No caso da corda, ela depende da rapidez do movimento que você faz com a mão: quanto mais rápido o movimento, maior a frequência de vibração da corda.


8. Qual é a unidade de freqûencia utilizada pelo S.I. e quais os múltiplos mais utilizados?
R: A unidade de frequência adotada pelo S.I. é o hertz. Múltiplos: ondas FM utilizam megahertz (MHz), ondas AM utilizam quilohertz (KHz) e radares e microondas utilizam gigahertz (GHz)

9. O que é período?
R:
Tempo gasto para o ponto realizar uma oscilação completa.

10. Qual a relação entre período e frequência?
R: O período é o inverso da frequência.

11. Qual a expressão que relaciona velocidade de propagação de uma onda com comprimento de onda e frequência?
R: V = λ x f

Tabela periódica

Questão 01- Complete os itens propostos abaixo com o símbolo ou o nome do elemento químico;
a) Ca
b) Iodo
c) Potássio
d) Cloro
e) W
f) Fe

g) Cobre
h) Lítio
i) Berílio
j) Magnésio
k) Al
l) B
m) Gálio
n) Ouro
o) Ag
p) Atq) Oxigênio
r) Se
s) Telúrio
t) Po

Questão 02- Realize a distribuição eletrônica e por camada eletrônica dos elementos vistos na questão anterior. Consulte o número atômico na tabela periódica vista em seu livro.

Questão 03- Um ser humano possui 75 Kg em média, ocupando um volume de 0,085 m3. Calcule a densidade média do corpo humano. Considerando que a densidade da água do mar é de cerca de 1,067 g/cm3, o que aconteceria com um humano ao entrar no meio marítimo?

Questão 04- Cinco frascos com substâncias diferentes foram medidos em suas massas e volumes (das substâncias), apresentando o seguinte resultado:

Sobre este ato experimental responda;
a) Comparando-se os conteúdos dos frascos 01, 04 e 05; qual terá a maior densidade. Responda e justifique-a sem a necessidade de cálculos.
b) Comparando-se os conteúdos dos frascos 02 e 03; qual terá a maior densidade. Responda e justifique-a sem a necessidade de cálculos.
c) Calcule a densidade das substâncias descritas em g/cm3.

Questão 05- Em condições ambientais, a densidade é de aproximadamente 13 g/cm3. A massa desse metal, da qual um garimpeiro de Poconé (MT) necessita para encher completamente um frasco de meio litro de capacidade, é de:

a) 2500 g
b) 3200 g
c) 4800 g
d) 6500 g
e) 7400

Questão 06- Uma coroa contém 579 g de ouro (densidade 19,3 g/cm3), 90 g de
cobre (densidade 9,0 g/cm3), 105 g de prata (densidade 10,5 g/cm3). Se o volume final dessa coroa corresponder à soma dos volumes de seus três componentes, a densidade dela, em g/cm3, será:

a) 10,5
b) 12,9
c) 15,5
d) 19,3
e) 38,8


Questão 07- Classifique os sistemas abaixo como substância pura simples, substâncias puras compostas, mistura homogênea ou mistura heterogênea. Justifique suas respostas com base no conceito de cada classificação de sistema supracitado.

a) A água do mar
b) Ouro 24 quilates
c) Água bidestilada
d) Cloreto de sódio (NaCl)
e) Aço
f) Petróleo ao ser derramado nas águas marítimas
g) Granito
h) Gelo de água pura em água destilada líquida.
i) Ar (nitrogênio, oxigênio, vapor d’água e gás carbônico)
j) Sangue
k) Leite


Questão 08- Quantas fases apresentam o sistema formado por areia, raspas de cobre, água, álcool e óleo? Proponha um método de separação de mistura considerando um sistema formado pelas entidades citadas. Dica- água e óleo não se dissolvem. Água e álcool se dissolvem. Álcool é volátil.


Questão 09- A água potável é um recurso natural considerado escasso em diversas regiões do nosso planeta. Mesmo em locais onde a água é relativamente abundante, às vezes é necessário submetê-la a algum tipo de tratamento antes de distribuí-la para consumo humano, O tratamento pode, além de outros processos, envolver as seguintes etapas:

I. manter a água em repouso por um tempo adequado, para a deposição, no fundo do recipiente, do material em suspensão mecânica.
II. remoção das partículas menores, em suspensão, não separáveis pelo processo descrito na etapa 1.
III. evaporação e condensação da água, para diminuição da concentração de sais (no caso de água salobra ou do mar). Neste caso, pode ser necessária a adição de quantidade conveniente de sais minerais após o processo.

Às etapas I, II e III correspondem, respectivamente, os processos de separação
Denominados;

a) filtração, decantação e dissolução.
b) destilação, filtração e decantação.
c) decantação, filtração e dissolução.
d) decantação, filtração e destilação.
e) filtração, destilação e dissolução.

Que propriedades específicas de cada substância envolvida foram usadas para a decisão sobre a técnica ou processo de separação escolhidas nesta questão.

Questão 10- A alternativa que corresponde cronologicamente à evolução do modelo atômico é:

1. Átomo com eletrosfera dividida em níveis de energia.
2. Átomo como partícula maciça indivisível e indestrutível.
3. Átomo como partícula maciça com carga positiva incrustada de elétrons.
5. Átomo formado por núcleo positivo com elétrons girando ao seu redor na eletrosfera.

a) 2 - 3 - 1 - 5
b) 2 - 3 - 5 - 1
c) 1 - 5 - 3 - 2
d) 3 - 1 - 5 - 2
e) 3 - 5 - 2 – 1


Questão 11- Que descobertas sobre a natureza e as propriedades da matéria exigiram dos cientistas a proposta de cada um dos modelos atômicos vistos abaixo;

a) Modelo atômico de Dalton
b) Modelo atômico de Thomson
c) Modelo atômico de Rutherford
d) Modelo atômico de Bohr

Questão 12- São definidas quatro espécies de átomos neutros em termos de partículas nucleares:

Átomo I – possui 18 prótons e 21 nêutrons
Átomo II – possui 19 prótons e 20 nêutrons
Átomo III – possui 20 prótons e 19 nêutrons
Átomo IV – possui 20 prótons e 20 nêutrons

Pode-se concluir que:

a) os átomos III e IV são isóbaros;
b) os átomos II e III são isoeletrônicos;
c) os átomos II e IV são isótopos;
d) os átomos I e II pertencem ao mesmo período da Classificação Periódica;
e) os átomos II e III possuem o mesmo número de massa.


Questão 13- Os átomos R e S são isótopos e apresentam as seguintes características (a equação em cima do símbolo representa o número atómico e a de baixo, o número de massa):
12x-5
R
3x+32
~~~~~~~~~~
10x+38
S
5x-8
~~~~~~~~~~
11x+15
T
4x+10
~~~~~~~~~~

Questão 14- Complete a tabela abaixo;



Questão 15- Sobre a tabela periódica e as propriedades correlacionadas aos seus conceitos responda;
a) Qual é a denominação das famílias onde há elementos representativos?
b) Quais são os elementos e símbolos verificados em cada família dos elementos representativos?
c) Quais são as propriedades químicas, físicas e eletrônicas do (s);
• Hidrogênio
• Metais
• Ametais
• Gases nobres
d) Quais são as famílias de transição externa?
e) O que são elementos de transição interna? Onde são representados na tabela periódica?
f) O que tem em comum os elementos:
• Do mesmo período
• Da mesma família


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