Botânica
Questão 01- Sobre as algas, responda;
a) Em que Reinos podem ser enquadradas as algas. Cite exemplos de algas em cada Reino.
b) O que é maré vermelha? Como esta pode apresentar-se prejudicial a animais e ao ser humano? Qual é ação humana que pode agravar o efeito da "maré vermelha"? Qual é o Reino e o padrão de alga que causa este fenômeno?
c) Descreva 4 utilidades das algas pluricelulares no cotidiano humano?
d) Como é denominada a estrutura corpórea das algas pluricelulares? Como ocorre o transporte de substâncias pelo corpo das alga pluricelulares?
Questão 02- Qual a importância das algas planctônicas (fitoplâncton) nos ecossistemas aquáticos.
Questão 03- Complete o texto abaixo, preenchendo os espaços em branco (Observação: uma só palavra por espaço).
1. Em alguns sistemas e classificação, Algas, Briófitas e Pteridófitas formam o grupo das (a) _______________, ou seja, organismo que possuem órgãos sexuais invisíveis a olho nu. Gimnospermas e Angiospermas são reunidas no grupo das (b) ________________, ou seja, vegetais que possuem órgãos sexuais visíveis a lho nu.
2. Considerando que vegetais que possuem flores são capazes de produzir sementes, por isso são denominados de (c) _______________, que significa, literalmente, plantas produtoras de sementes.
3.Algas e briófitas não formam tecidos condutores de seiva, por isso são denominados de (d) __________________.
4.Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, por possuírem tecidos de condução de seiva são denominadas (e)_________________.
5.Bactérias e Cianobactérias pertencem ao reino (f) ____________.
Questão 04 -O esquema refere-se ao reino Metaphyta (plantae):
Considerando que 1 representa as algas, indique os nomes dos grupos vegetais indicados pelos números 2, 3, 4 e 5.
Questão 05-Com relação à conquista do meio terrestre, alguns autores dizem que as briófitas são os anfíbios do mundo vegetal. Justifique essa analogia.
Questão 06-A frase a seguir apresenta quatro segmentos em maiúsculo. O pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) é uma GIMNOSPERMA, cujo FRUTO, o pinhão, apresenta COTILÉDONES e EMBRIÃO.Qual deles contém um erro?
Questão 05-Com relação à conquista do meio terrestre, alguns autores dizem que as briófitas são os anfíbios do mundo vegetal. Justifique essa analogia.
Questão 06-A frase a seguir apresenta quatro segmentos em maiúsculo. O pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) é uma GIMNOSPERMA, cujo FRUTO, o pinhão, apresenta COTILÉDONES e EMBRIÃO.Qual deles contém um erro?
Questão 07-Num filme ficção científica havia musgos gigantes, do tamanho de coqueiros. Qual sistema, ausente nos musgos reais, deveria estar presente nos gigantes para que eles atingissem tal tamanho? Por que?
Questão 08-No que diferem briófitas e pteridófitas quanto ao deslocamento da água no interior da planta?
Questão 08-No que diferem briófitas e pteridófitas quanto ao deslocamento da água no interior da planta?
Questão 09- Responda
a) No que se assemelham briófitas e pteridófitas quanto ao habitat e transporte de gametas?
b) No que diferem quanto ao transporte de água e sais minerais?
Questão 10- Muitas das características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias;
a) cite uma característica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes da água para a fertilização.
b) compare os dois grupos com relação à presença de um sistema vascular para transporte de água e nutrientes.
Questão 11- Observe as figuras A, B, e C, referentes a grupos vegetais nos quais algumas estruturas foram indicadas por números. Com relação as figuras cite o que se pede.
Questão 12- A fotossíntese é um dos mais importantes fenômenos que ocorrem na Natureza, pois todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente desse processo.
Questão 13- Para testar as trocas gasosas das plantas com o ar, foi realizada uma experiência na qual foram usados quatro tubos de vidro (A,B, C, D) contendo soluções nutritivas, folhas vivas nos tubos A e B e raízes subterrâneas nos tubos C e D. Os tubos foram hermeticamente fechados, sendo que o tubo A com a folha e o tubo D com raiz permaneceram iluminados enquanto que o tubo B com folha e o tubo C com raiz permaneceram no escuro. Passados um determinado período de tempo, quais modificações devemos esperar que ocorram com as concentrações de oxigênio e de gás carbônico no ar no interior dos tubos? Justifique sua resposta.
Questão 22- Em visita a um Jardim Botânico, um grupo de estudantes listou os seguintes nomes de plantas observadas:Ipê-amarelo-da-serra, Seringueira, Ciprestes, Jaboticabeira, Orquídea, Hepáticas, Coco-da-baía, Avenca, Palmeira-dos-brejos ou Buriti e Sequóias. Dentre as plantas observadas no Jardim Botânico;
a) indique aquelas que pertencem ao grupo das gimnospermas. Cite uma característica reprodutiva particular desse grupo.
b) cite um exemplo de planta do grupo das pteridófitas. Mencione uma aquisição evolutiva desse grupo em relação às briófitas.
Questão 24- As plantas fanerógamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na história da Terra.
a) No que se assemelham briófitas e pteridófitas quanto ao habitat e transporte de gametas?
b) No que diferem quanto ao transporte de água e sais minerais?
Questão 10- Muitas das características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias;
a) cite uma característica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes da água para a fertilização.
b) compare os dois grupos com relação à presença de um sistema vascular para transporte de água e nutrientes.
Questão 11- Observe as figuras A, B, e C, referentes a grupos vegetais nos quais algumas estruturas foram indicadas por números. Com relação as figuras cite o que se pede.
a) Cite as funções das estruturas um e dois. Cite a(s) figura(s) que correspondem à fase esporofítica
b) Cite o(s) grupo(s) que apresenta(m), durante o seu desenvolvimento, a estrutura apontada pela seta 8 na figura D.
c) Cite a função das estruturas indicadas por três.Cite a principal condição ambiental que favorece a proliferação dos grupos A e B em um jardim.
Questão 12- A fotossíntese é um dos mais importantes fenômenos que ocorrem na Natureza, pois todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente desse processo.
a) Justifique a proposição acima.
b) Qual a organela citoplasmática responsável pela fotossíntese?
c) Quais os produtos químicos da fotossíntese?
Questão 13- Para testar as trocas gasosas das plantas com o ar, foi realizada uma experiência na qual foram usados quatro tubos de vidro (A,B, C, D) contendo soluções nutritivas, folhas vivas nos tubos A e B e raízes subterrâneas nos tubos C e D. Os tubos foram hermeticamente fechados, sendo que o tubo A com a folha e o tubo D com raiz permaneceram iluminados enquanto que o tubo B com folha e o tubo C com raiz permaneceram no escuro. Passados um determinado período de tempo, quais modificações devemos esperar que ocorram com as concentrações de oxigênio e de gás carbônico no ar no interior dos tubos? Justifique sua resposta.
Questão 14 - "Um automóvel, movido a gasolina ou a álcool, está em última análise, utilizando luz solar." Justifique essa afirmativa.
Questão 15- As traqueófitas são plantas com sistemas de condução que garantem uma distribuição eficiente de substâncias.a) Quem são as traqueófitas?b) Como são denominados os tecidos responsáveis por esse transporte e a qual a composição química das seivas por eles transportadas.
Questão 16 - Qual o papel dos vasos lenhosos e liberianos no processo de nutrição das plantas?
Questão 17- O que são estômatos e para que servem?
Questão 18- Imagine-se como uma molécula de CO2. Próximo a uma folha, descreva o seu trajeto ao entrar na epiderme deste órgão vegetal, o que ocorrerá com você dentro da folha, indicando células, organóides e processos que passarás nesta folha.
Questão 19- Um botânico recebeu duas plantas de origem desconhecidas. Estudando-as, concluiu que uma delas era polinizada por insetos e a outra era polinizada pelo vento. Explique como ele pôde ter chegado a esta conclusão, com base na observação e análise realizada.
Questão 20- Na região de Campos de Jordão ocorre ainda, em grande quantidade, o pinheiro-do-paraná, que fornece um excelente alimento. Pergunta-se:
a) A que grupo pertence esse vegetal?
b) Qual a classificação do órgão que é comestível?
Questão 21- A Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná) é uma gimnosperma predominantemente nas matas do sul do Brasil, que apresentam três estratos vegetais bem definidos. O estrato arbóreo é constituído principalmente pelo pinheiro-do-paraná e pelas espécies de angiospermas, como imbuias e a canela. O estrato arbustivo, muito denso, apresenta samambaias arborecentes (pteridófitas). No estrato herbáceo, há gramíneas formando a vegetação rasteira.
Questão 15- As traqueófitas são plantas com sistemas de condução que garantem uma distribuição eficiente de substâncias.a) Quem são as traqueófitas?b) Como são denominados os tecidos responsáveis por esse transporte e a qual a composição química das seivas por eles transportadas.
Questão 16 - Qual o papel dos vasos lenhosos e liberianos no processo de nutrição das plantas?
Questão 17- O que são estômatos e para que servem?
Questão 18- Imagine-se como uma molécula de CO2. Próximo a uma folha, descreva o seu trajeto ao entrar na epiderme deste órgão vegetal, o que ocorrerá com você dentro da folha, indicando células, organóides e processos que passarás nesta folha.
Questão 19- Um botânico recebeu duas plantas de origem desconhecidas. Estudando-as, concluiu que uma delas era polinizada por insetos e a outra era polinizada pelo vento. Explique como ele pôde ter chegado a esta conclusão, com base na observação e análise realizada.
Questão 20- Na região de Campos de Jordão ocorre ainda, em grande quantidade, o pinheiro-do-paraná, que fornece um excelente alimento. Pergunta-se:
a) A que grupo pertence esse vegetal?
b) Qual a classificação do órgão que é comestível?
Questão 21- A Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná) é uma gimnosperma predominantemente nas matas do sul do Brasil, que apresentam três estratos vegetais bem definidos. O estrato arbóreo é constituído principalmente pelo pinheiro-do-paraná e pelas espécies de angiospermas, como imbuias e a canela. O estrato arbustivo, muito denso, apresenta samambaias arborecentes (pteridófitas). No estrato herbáceo, há gramíneas formando a vegetação rasteira.
a) Qual são as novidades evolutivas das plantas predominantes no extrato arbóreo em relação as samambaias do extrato arborecente?
b) Considerando a semente, explique as diferenças entre as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas.
Questão 22- Em visita a um Jardim Botânico, um grupo de estudantes listou os seguintes nomes de plantas observadas:Ipê-amarelo-da-serra, Seringueira, Ciprestes, Jaboticabeira, Orquídea, Hepáticas, Coco-da-baía, Avenca, Palmeira-dos-brejos ou Buriti e Sequóias. Dentre as plantas observadas no Jardim Botânico;
a) indique aquelas que pertencem ao grupo das gimnospermas. Cite uma característica reprodutiva particular desse grupo.
b) cite um exemplo de planta do grupo das pteridófitas. Mencione uma aquisição evolutiva desse grupo em relação às briófitas.
Questão 23- A conquista do meio terrestre, pelas plantas, foi possível graças a um conjunto de adaptações.
a) Cite duas adaptações dos vegetais terrestres relacionadas à economia de água.
b) Que estruturas vegetais permitem a dispersão das pteridófitas e das gimnospermas, independentemente do meio aquático?
Questão 24- As plantas fanerógamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na história da Terra.
a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças.
b) Aponte os elementos que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade.
Questão 25 - O projeto "Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo", financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), envolveu diversas instituições de pesquisa e ensino. O levantamento realizado no Estado comprovou a existência de cerca de oito mil espécies de fanerógamas.
Celenterados (Cnidários)
Questão 26- Observe as estruturas vegetais mostradas na figura a seguir.
Identifique os números das figuras correspondentes aos vegetais monocotiledônios e dicotiledônios. Justifique as suas respostas.
Questão 27- O termo óvulo é usado tanto em zoologia como em botânica, porém com significados diferentes. Compare o óvulo de um vertebrado como o de uma angiosperma quanto à organização, ploidia (número de cromossomos) e ao desenvolvimento.
Questão 28- "O grão de pólen não é o gameta masculino da planta". Justifique essa afirmativa.
Questão 29- As flores, ao serem visitadas por um animal, são na maioria dos casos polinizadas. O que é polinização? Qual a maior vantagem dessas visitas para os polinizadores?
a) Cite duas características exclusivas das fanerógamas.
b) As fanerógamas englobam dois grupos taxonomicamente distintos, sendo que um deles é muito freqüente no Estado e o outro representado por um número muito pequeno de espécies nativas. Qual dos grupos é pouco representado?
c) Que outro grupo de plantas vasculares não foi incluído nesse levantamento?
Questão 26- Observe as estruturas vegetais mostradas na figura a seguir.
Questão 26- Observe as estruturas vegetais mostradas na figura a seguir.
Identifique os números das figuras correspondentes aos vegetais monocotiledônios e dicotiledônios. Justifique as suas respostas.
Questão 27- O termo óvulo é usado tanto em zoologia como em botânica, porém com significados diferentes. Compare o óvulo de um vertebrado como o de uma angiosperma quanto à organização, ploidia (número de cromossomos) e ao desenvolvimento.
Questão 28- "O grão de pólen não é o gameta masculino da planta". Justifique essa afirmativa.
Questão 29- As flores, ao serem visitadas por um animal, são na maioria dos casos polinizadas. O que é polinização? Qual a maior vantagem dessas visitas para os polinizadores?
Questão 30- As angiospermas representam cerca de 70% das plantas conhecidas. Esta diversidade se deve, em parte, ao seu eficiente sistema reprodutivo.As figuras a seguir ilustram algumas etapas do ciclo reprodutivo destas plantas. Analise a seqüência apresentada e responda:
Questão 27- O termo óvulo é usado tanto em zoologia como em botânica, porém com significados diferentes. Compare o óvulo de um vertebrado como o de uma angiosperma quanto à organização, ploidia (número de cromossomos) e ao desenvolvimento.
Questão 28- "O grão de pólen não é o gameta masculino da planta". Justifique essa afirmativa.
Questão 29- As flores, ao serem visitadas por um animal, são na maioria dos casos polinizadas. O que é polinização? Qual a maior vantagem dessas visitas para os polinizadores?
Questão 30- As angiospermas representam cerca de 70% das plantas conhecidas. Esta diversidade se deve, em parte, ao seu eficiente sistema reprodutivo.As figuras a seguir ilustram algumas etapas do ciclo reprodutivo destas plantas. Analise a seqüência apresentada e responda:
a) Qual a etapa indicada em I, II, III e IV respectivamente?
b) Devido à grande diversidade morfológica das flores das angiospermas, vários agentes podem estar envolvidos na etapa indicada em I. Indique dois agentes envolvidos na etapa I e apresente uma característica morfológica da flor, necessária para a efetiva atuação de cada um desses agentes.
c) Qual a conseqüência para a planta se, como resultado de algum fenômeno natural, ou induzido pelo homem, um dos agentes citados acima deixar de existir?
Questão 31- O desenho mostra as estruturas de uma flor em corte longitudinal.
a) Identifique com a letra "A" a seta que aponta a estrutura da qual um inseto retira pólen.
b) Identifique com a letra "B" a seta que aponta a estrutura na qual o grão de pólen inicia o desenvolvimento do tubo polínico.
c) Identifique com a letra "C" a seta que aponta a estrutura que irá se desenvolver dando origem ao fruto.
d) Identifique com a letra "D" a seta que aponta a estrutura em que ocorre a união de gametas masculino e feminino e que dará origem à semente.
Questão 32- Acredita-se que as plantas terrestres evoluíram a partir de algas verdes que conquistaram o ambiente terrestre. Briófitas e pteridófitas apresentam gametas masculinos flagelados, demonstrando haver ainda nesses grupos uma grande dependência da água para sua reprodução. Nas angiospermas, essa dependência foi eliminada através do desenvolvimento de grãos de pólen.
a) Cite dois meios pelos quais os grãos de pólen podem ser transportados até o estigma das flores.
b) Descreva como, após o grão de pólen alcançar o estigma de uma flor, ocorrerá a fecundação da oosfera e o desenvolvimento do endosperma.
Questão 33- Culturas de cana são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes. Culturas de subsistência de milho são obtidas pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração do ambiente, como, por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno? Justifique.
Questão 34 - Existe uma relação íntima entre as características morfológicas de uma flor e o seu sistema de polinização. Quais os sistemas mais comuns de polinização em plantas com flores:
a) perfumadas, corolas grandes e coloridas?
b) sem perfume e sem corolas coloridas e grande número de pólens?
Questão 35- caule é um dos órgãos presentes nos vegetais superiores. Com relação a esse órgão, responda:
a) Quais as funções principais?
b) Qual o tipo habitual de caule do pinheiro-do-paraná?
c) O colmo é um tipo de caule presente na cana-de-açúcar e no bambu. Como se caracteriza esse tipo de caule?
b) Devido à grande diversidade morfológica das flores das angiospermas, vários agentes podem estar envolvidos na etapa indicada em I. Indique dois agentes envolvidos na etapa I e apresente uma característica morfológica da flor, necessária para a efetiva atuação de cada um desses agentes.
c) Qual a conseqüência para a planta se, como resultado de algum fenômeno natural, ou induzido pelo homem, um dos agentes citados acima deixar de existir?
Questão 31- O desenho mostra as estruturas de uma flor em corte longitudinal.
a) Identifique com a letra "A" a seta que aponta a estrutura da qual um inseto retira pólen.
b) Identifique com a letra "B" a seta que aponta a estrutura na qual o grão de pólen inicia o desenvolvimento do tubo polínico.
c) Identifique com a letra "C" a seta que aponta a estrutura que irá se desenvolver dando origem ao fruto.
d) Identifique com a letra "D" a seta que aponta a estrutura em que ocorre a união de gametas masculino e feminino e que dará origem à semente.
Questão 32- Acredita-se que as plantas terrestres evoluíram a partir de algas verdes que conquistaram o ambiente terrestre. Briófitas e pteridófitas apresentam gametas masculinos flagelados, demonstrando haver ainda nesses grupos uma grande dependência da água para sua reprodução. Nas angiospermas, essa dependência foi eliminada através do desenvolvimento de grãos de pólen.
a) Cite dois meios pelos quais os grãos de pólen podem ser transportados até o estigma das flores.
b) Descreva como, após o grão de pólen alcançar o estigma de uma flor, ocorrerá a fecundação da oosfera e o desenvolvimento do endosperma.
Questão 33- Culturas de cana são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes. Culturas de subsistência de milho são obtidas pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração do ambiente, como, por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno? Justifique.
Questão 34 - Existe uma relação íntima entre as características morfológicas de uma flor e o seu sistema de polinização. Quais os sistemas mais comuns de polinização em plantas com flores:
a) perfumadas, corolas grandes e coloridas?
b) sem perfume e sem corolas coloridas e grande número de pólens?
Questão 35- caule é um dos órgãos presentes nos vegetais superiores. Com relação a esse órgão, responda:
a) Quais as funções principais?
b) Qual o tipo habitual de caule do pinheiro-do-paraná?
c) O colmo é um tipo de caule presente na cana-de-açúcar e no bambu. Como se caracteriza esse tipo de caule?
Questão 36- O cipó-chumbo é um vegetal que não possui raízes, nem folhas, nem clorofila. Apresenta estruturas especiais que penetram na planta hospedeira para retirar a substâncias que necessita para viver. Por sua forma de vida, o cipó-chumbo é considerado um holoparasita. Uma outra planta, a erva-de-passarinho, é considerada um hemiparasita e, embora retire das plantas hospedeiras água e sais minerais, possui folhas e clorofila.Considerando estas informações, responda.
a) Pelo fato de o cipó-chumbo ser holoparasita, que tipo de nutriente ele retira da planta hospedeira para a sua sobrevivência? Justifique sua resposta.
b) Quais estruturas das plantas hospedeiras são "invadidas" pelo cipó-chumbo e pela erva-de-passarinho, respectivamente? Justifique sua resposta.
Invertebrados
Poríferos (Esponjas)
1. Quais as formas corporais básicas dos celenterados? Qual delas é, em geral, séssil?
2. “O Corpo de muitas esponjas lembra um vaso.”. Nessa comparação, a que corresponde, na esponja, cada uma das seguintes partes do vaso:
a) a parede; b) a “boca”; c) a cavidade interna.
a) a parede; b) a “boca”; c) a cavidade interna.
3. Para cada um dos tipos de célula a seguir, presentes nos poríferos, descreva resumidamente a localização, a estrutura e a função:
a) Pinacócitos; b) Coanócitos; c) Porócitos; d) Amebócitos; e) Arqueócitos.
4. Por que os poríferos são considerados animais filtradores? Explique.
5. Quais são as células responsáveis pela captura de alimento em esponjas? Como é sua digestão?
Celenterados (Cnidários)
Questão 26- Observe as estruturas vegetais mostradas na figura a seguir.
Identifique os números das figuras correspondentes aos vegetais monocotiledônios e dicotiledônios. Justifique as suas respostas.
Questão 27- O termo óvulo é usado tanto em zoologia como em botânica, porém com significados diferentes. Compare o óvulo de um vertebrado como o de uma angiosperma quanto à organização, ploidia (número de cromossomos) e ao desenvolvimento.
Questão 28- "O grão de pólen não é o gameta masculino da planta". Justifique essa afirmativa.
Questão 29- As flores, ao serem visitadas por um animal, são na maioria dos casos polinizadas. O que é polinização? Qual a maior vantagem dessas visitas para os polinizadores?
2. Os celenterados são animais diblásticos. Justifique.
3. O que significa dizer que os cnidários têm sistema digestivo incompleto? E que sua digestão é extra e intercelular?
4. Descreva, resumidamente, a estrutura de um cnidoblasto. Diga qual é a função desse tipo de célula nos celenterados?
5. Explique resumidamente a estrutura do sistema nervoso dos celenterados.
6. Fale sobre a reprodução dos cnidários.
Platelmintos (Vermes Achatados)
1. O que significa dizer que os platelmintos são animais triblásticos e acelomados?
1. O que significa dizer que os platelmintos são animais triblásticos e acelomados?
2. Os platelmintos têm sistema digestivo completo. Justifique.
3. Explique, em poucas palavras, como é constituído o aparelho excretor de uma planária.
4. Descreva, resumidamente, o sistema nervoso da planária.
5. Como ocorrem as trocas gasosas nos platelmintos?6. Dona Maria mora em Campinas e tem família em Pernambuco. Sempre que volta de lá apresenta o mesmo problema: contaminou-se com Schistosoma mansoni. Por mais que o médico explique os cuidados que deve tomar, ela sempre volta com barrida-d'água.
a) Dona Maria pode representar algum risco para a população de Campinas? Por quê?
b) Identifique duas medidas essenciais para a eliminação de uma endemia como barriga-d'água em uma dada região.
7. (Vunesp-SP) No Brasil está largamente distribuída a espécie Schistosoma mansoni, em especial no Nordeste e no Leste. Este platelminto causa a esquistossomose, conhecida como "barriga-d'água". No Brasil, a esquistossomose encontra-se em franca expansão, com focos surgindo nas cidades do sul e noroeste de Minas Gerais. Esta doença tem no homem seu principal hospedeiro definitivo, sendo que as modificações ambientais, introduzidas pelo mesmo, favorecem a sua proliferação.
a) Quais os tipos de larvas do ciclo do Schistosoma mansoni?
b) Qual o destino dessas larvas?
8. No exame a olho nu das fezes de uma criança, foi constatada a presença de estrutura esbranquiçada, similar a pedaços de macarrão cujo nome técnico é proglote. Sua mãe foi informada por algumas pessoas que não havia motivos para preocupação, uma vez que eram pedaços de um animal que morreu e esta se desmanchando. Pergunta-se:
a) A informação recebida pela mãe é correta? Justifique a resposta.
b) Que parasita o menino apresentava e a que filo e classe pertence o animal em questão?
9. Moisés é membro da comunidade judaica de uma cidade brasileira. Por força de suas convicções religiosas, Moisés jamais comeu carne de porco e prefere alimentar-se à base de saladas e frutas frescas. No entanto, após uma série de consultas médicas, exames revelaram que Moisés apresentava um quadro de cisticercose, causada por parasitas da espécie Taenia solium. Como todos sabem, esse parasita provoca nos seres humanos uma doença que se transmite pela ingestão de carne de porco contaminada. Como é possível que Moisés tenha contraído cisticercose se ele nunca ingeriu carne de porco?
10. A Taenia solium é o verme adulto parasita do intestino delgado do homem, provocando dores abdominais, perturbações digestivas, diarréia e/ou constipação. No homem e no cão, os cisticercos (sua forma larvar) têm predileção pelo cérebro, originando perturbações nervosas graves, tais como epilepsia, perda de equilíbrio, paralisias e outras neuropatias. Tendo conhecimento de seu ciclo biológico, que medidas poderiam ser recomendadas para controle dessas parasitoses?
11. Em um estudo sobre variabilidade genética, um pesquisador utilizou como modelo de estudo para as suas análises a Taenia solium e o Schistosoma mansoni. Em qual desses vermes foi observado maior variabilidade genética? Justifique sua resposta.
Nematelmintos (Vermes Cilíndricos)
1. Classifique os nematelmintos quanto às seguintes características:
a) Quando a forma do corpo em relação aos plateomintos.
b) Tipo de simetria corporal;
c) Tipo de sistema digestivo (completo ou incompleto).
1. Classifique os nematelmintos quanto às seguintes características:
a) Quando a forma do corpo em relação aos plateomintos.
b) Tipo de simetria corporal;
c) Tipo de sistema digestivo (completo ou incompleto).
2. Qual é a função da cutícula presente nos vermes nematelmintos?
3. Que tipo de órgão excretor os nematelmintos apresentam?
4. Como ocorrem as trocas gasosas nos nematelmintos?
5. "Humilhação dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! E ahs! (...) / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros." (C.D. Andrade, "Dupla Humilhação")
5. "Humilhação dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! E ahs! (...) / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros." (C.D. Andrade, "Dupla Humilhação")
a) A quais filos animais pertencem a lombriga e a tênia respectivamente?
b) Cite duas novidades evolutivas do filo da lombriga em relação ao filo da tênia.
6. Qual o agente patogênico causador do amarelão? Como ocorre a contaminação e onde se dá a fixação do referido agente no hospedeiro?
7.No início do século, o Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato, representava o brasileiro de zona rural, descalço, mal vestido e espoliado por vermes intestinais. Jeca se mostrava magro, pálido e preguiçoso, características decorrentes de parasitose. Sobre o personagem, Monteiro Lobato dizia: "Ele não é assim, ele está assim" e ainda: " Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina."
a) Que vermes intestinais eram responsáveis pelo estado do Jeca?
b) Tendo em vista que essa parasitose ainda hoje acomete milhões de brasileiros, o que as pessoas devem fazer para não adquiri-la? Por quê ?
8. Em que doenças parasitárias:
a) o verme adulto vive, preferencialmente, no sistema linfático humano?
b) a larva do parasita passa pelo meio aquático, após sair do caramujo?
9. A filariose ou elefantíase é uma doença freqüente em regiões tropicais, inclusive no Brasil, e é causada por vermes nematóides da espécie Wuchereria bancrofti e transmitida por um mosquito do gênero Culex.
a) Que sistema do organismo é afetado e qual a conseqüência?
b) Mencione duas medidas profiláticas para evitar a elefantíase.
10. Em um centro de saúde, localizado em uma região com alta incidência de casos de ascaridíase (lombriga, Ascaris lumbricoides), foram encontrados folhetos informativos com medidas de prevenção e combate à doença. Entre as medidas, constavam as seguintes:
I. Lave muito bem frutas e verduras antes de serem ingeridas.
II. Ande sempre calçado.
III. Verifique se os porcos - hospedeiros intermediários da doença - não estão contaminados com larvas do verme.
IV. Ferva e filtre a água antes de tomá-la.O diretor do centro de saúde, ao ler essas instruções, determinou que todos os folhetos fossem recolhidos, para serem corrigidos.
I. Lave muito bem frutas e verduras antes de serem ingeridas.
II. Ande sempre calçado.
III. Verifique se os porcos - hospedeiros intermediários da doença - não estão contaminados com larvas do verme.
IV. Ferva e filtre a água antes de tomá-la.O diretor do centro de saúde, ao ler essas instruções, determinou que todos os folhetos fossem recolhidos, para serem corrigidos.
Responda.
a) Quais medidas devem ser mantidas pelo diretor, por serem corretas e eficientes contra a ascaridíase? Justifique sua resposta.
b) Se nessa região a incidência de amarelão também fosse alta, que medida presente no folheto seria eficaz para combater tal doença? Justifique sua resposta.
11. Uma criança, depois de passar férias em uma fazenda, foi levada a um posto de saúde com quadro sugestivo de pneumonia. Os resultados dos exames descartaram pneumonia por vírus ou bactéria. A doença regrediu sem necessidade de tratamento. Algumas semanas depois, um exame de fezes de rotina detectou parasitismo por Ascaris lumbricoides e por Enterobius vermicularis (oxiúro). A mãe foi informada de que um dos vermes poderia ter causado a pneumonia.
a) Qual poderia ter sido o verme responsável? Justifique a sua resposta.
b) Cite um outro verme que pode causar sintomas semelhantes no ser humano.
Anelídeos (Vermes Segmentados)
1. O que é metameria existente nos anelídeos e quais são as suas vantagens?
1. O que é metameria existente nos anelídeos e quais são as suas vantagens?
2. Enumere e apresente as características principais das classes Oligochaeta, Polychaeta e Irudinea do filo Annelida. Dê um exemplo de representante para cada classe.
3. Classifique os anelídeos quanto às seguintes características:
a) número de folhetos (ou tecidos) embrionários;
b) tipo de simetria corporal;
c) Tipo de cavidade corporal (acelomado, pseudocelomado ou celomado).
b) tipo de simetria corporal;
c) Tipo de cavidade corporal (acelomado, pseudocelomado ou celomado).
4. Sobre o sistema digestivo de uma minhoca, responda:
a) Qual é o tipo de alimento ingerido?
b) Qual é a função da moela?
c) Que tipo de digestão ocorre?
b) Qual é a função da moela?
c) Que tipo de digestão ocorre?
5. Qual é a importância das minhocas para a agricultura?
6. Sobre o sistema circulatório da minhoca, responda:
a) É aberto ou fechado? Explique brevemente.
b) Como o sangue é impulsionado no interior dos vasos:
c) Qual é o pigmento respiratório presente?
a) É aberto ou fechado? Explique brevemente.
b) Como o sangue é impulsionado no interior dos vasos:
c) Qual é o pigmento respiratório presente?
7. Como é a respiração de um anelídeo como a minhoca?
8. Sobre a excreção da minhoca, responda:
a) Qual é o órgão excretor? Qual é o principal excreta eliminado?
9. Explique resumidamente como é o sistema nervoso de uma minhoca.
10. Os anelídeos são monóicos ou dióicos? Explique brevemente como ocorre sua reprodução.
Filo Molusca
01. Considere as seguintes características de determinado animal: hermafroditismo, celomado, pulmão simples, um par de nefrídios, dois pares de tentáculos sensoriais, glândula secretora de muco e rádula.
a) A que filo e classe pertence o animal que apresenta todas as características descritas? Cite um exemplo de animal pertencente a essa classe.
b) Qual é a função do muco secretado pela glândula? Cite uma classe, do mesmo filo, em que essa glândula não existe.
02. Explique, de maneira comparativa, duas características que permitem considerar moluscos como animais mais complexos que celenterados.
03. Uma estrutura comum no tubo digestivo de várias classes de moluscos é a rádula, que funciona como uma língua raspadora e trituradora de alimentos. Porém, nos bivalves, a rádula está ausente. Por quê?
04. Citar três características exclusivas dos moluscos.
05. A classe Gastropoda conquistou uma ampla variedade de "habitats", o que certamente tornou esse grupo o mais bem sucedido entre os moluscos. O referido grupo sofreu a mais extensa irradiação adaptativa dentro desse filo.
Considerando as modificações que sofreram algumas espécies de gastrópodos, na transição do ambiente aquático para o terrestre, especifique as alterações que se deram no que se refere a:
— concha;
— desenvolvimento reprodutivo;
— local de troca gasosa.
06. Os navios são considerados introdutores potenciais de espécies exóticas através da água de lastro (utilizada nos tanques para dar aos navios estabilidade quando vazios). Essa água pode conter organismos de diversos grupos taxonômicos. Com certa freqüência lêem-se informações relacionadas a essas introduções:
I. O mexilhão dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de água doce originário do sul da Ásia, chegou ao Brasil em 1998 e já infestou rios, lagos e reservatórios da Região Sul e do Pantanal. Além de causar problemas ecológicos, esse invasor ameaça o setor elétrico brasileiro, a agricultura irrigada, a pesca e o abastecimento de água devido à sua capacidade de se incrustar em qualquer superfície submersa.
(Adaptado de Evanildo da Silveira, "Molusco chinês ameaça ambiente e produção no Brasil". http://www.estadao.com.br/ciência/notícias/2 04/mar/18/75.htm)
II. As autoridades sanitárias acreditam que o vibrião colérico, originário da Indonésia, chegou ao Peru através de navios e de lá se espalhou pela América Latina.
(Adaptado de Ilídia A.G.M.Juras, "Problemas causados pela água de lastro". Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, 2003.)
a) Além de problemas como os citados acima, a introdução de espécies oferece risco de extinção de espécies nativas. Explique por quê.
b) Indique uma característica que diferencie os moluscos bivalves das demais classes de moluscos. Indique uma outra característica que permita incluir os bivalves no filo Mollusca.
c) Nas áreas de risco de contaminação por vibrião colérico, as autoridades sanitárias recomendam não ingerir mexilhões e ostras crus. Essa recomendação baseia-se no modo como esses moluscos obtêm alimento. Explique.
b) Qual é a função do muco secretado pela glândula? Cite uma classe, do mesmo filo, em que essa glândula não existe.
02. Explique, de maneira comparativa, duas características que permitem considerar moluscos como animais mais complexos que celenterados.
03. Uma estrutura comum no tubo digestivo de várias classes de moluscos é a rádula, que funciona como uma língua raspadora e trituradora de alimentos. Porém, nos bivalves, a rádula está ausente. Por quê?
04. Citar três características exclusivas dos moluscos.
05. A classe Gastropoda conquistou uma ampla variedade de "habitats", o que certamente tornou esse grupo o mais bem sucedido entre os moluscos. O referido grupo sofreu a mais extensa irradiação adaptativa dentro desse filo.
Considerando as modificações que sofreram algumas espécies de gastrópodos, na transição do ambiente aquático para o terrestre, especifique as alterações que se deram no que se refere a:
— concha;
— desenvolvimento reprodutivo;
— local de troca gasosa.
06. Os navios são considerados introdutores potenciais de espécies exóticas através da água de lastro (utilizada nos tanques para dar aos navios estabilidade quando vazios). Essa água pode conter organismos de diversos grupos taxonômicos. Com certa freqüência lêem-se informações relacionadas a essas introduções:
I. O mexilhão dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de água doce originário do sul da Ásia, chegou ao Brasil em 1998 e já infestou rios, lagos e reservatórios da Região Sul e do Pantanal. Além de causar problemas ecológicos, esse invasor ameaça o setor elétrico brasileiro, a agricultura irrigada, a pesca e o abastecimento de água devido à sua capacidade de se incrustar em qualquer superfície submersa.
(Adaptado de Evanildo da Silveira, "Molusco chinês ameaça ambiente e produção no Brasil". http://www.estadao.com.br/ciência/notícias/2 04/mar/18/75.htm)
II. As autoridades sanitárias acreditam que o vibrião colérico, originário da Indonésia, chegou ao Peru através de navios e de lá se espalhou pela América Latina.
(Adaptado de Ilídia A.G.M.Juras, "Problemas causados pela água de lastro". Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, 2003.)
a) Além de problemas como os citados acima, a introdução de espécies oferece risco de extinção de espécies nativas. Explique por quê.
b) Indique uma característica que diferencie os moluscos bivalves das demais classes de moluscos. Indique uma outra característica que permita incluir os bivalves no filo Mollusca.
c) Nas áreas de risco de contaminação por vibrião colérico, as autoridades sanitárias recomendam não ingerir mexilhões e ostras crus. Essa recomendação baseia-se no modo como esses moluscos obtêm alimento. Explique.
Filo Arthropoda
Os organismos que têm capacidade de vôo na fase adulta e falsas patas na fase larval são os insetos. As três características básicas dos insetos são: um par de antenas (díceros), seis patas (hexápodes) e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
a) São denominados de holometábolos.
b) As borboletas e mariposas (ordem lepidóptera), os besouros (ordem dos coleópteros), as pulgas (ordem suctória), as moscas e mosquitos (ordem díptera).
01.Quais são as duas principais evidências que reforçam a hipótese do parentesco evolutivo entre anelídeos e artrópodes?
As principais evidências são: corpo segmentado, sistema nervoso ganglionar ventral e presença de celoma.
02. Para alguns cientistas, os artrópodes teriam surgido a partir dos anelídeos. Os peripatos (Peripatus sp) seriam os representantes atuais dos possíveis ancestrais dos artrópodes, uma vez que reúnem características dos anelídeos e dos artrópodes. Os peripatos apresentam corpo vermiforme, são dotados de traquéias, possuem nefrídeos, têm circulação aberta e cutícula de quitina. Quais dessas características são próprias dos anelídeos e quais características pertencem aos artrópodes?
Anelídeos: corpo vermiforme e possuem nefrídeos; artrópodes: possuem traquéias, têm circulação aberta e cutícula de quitina.
03. Joãozinho é estudante do 2° grau e passou a manhã toda observando os animais em uma mata. Indique qual o filo de animais que deveria estar mais representado nas observações de Joãozinho e duas características importantes deste filo.
O filo que mais deveria estar representado era o dos Artrópodes, que se, caracteriza por exibir o corpo segmentado, apêndices articulados e exoesqueleto quitinoso.
04. O número de espécies dos grandes animais está proporcionalmente representado no diagrama abaixo.
a) Um dos filos inclui a classe de invertebrados mais abundante em número de espécies. Qual é essa classe?
b) Indique duas características morfológicas que contribuíram para o sucesso dessa classe. Justifique.
a) A classe Insecta.
b) O seu exoesqueleto quitinoso protege contra a perda excessiva de água e contra alguns predadores. A presença de asas e de patas articuladas facilita o seu deslocamento. Aparelhos bucais diversificados permitiram explorar diferentes recursos alimentares.
b) O seu exoesqueleto quitinoso protege contra a perda excessiva de água e contra alguns predadores. A presença de asas e de patas articuladas facilita o seu deslocamento. Aparelhos bucais diversificados permitiram explorar diferentes recursos alimentares.
05. Indique três características da classe de animais que inclui indivíduos com capacidade de vôo durante a fase adulta e quatro pares de falsas patas durante a fase larvária.
06. Os gráficos a seguir representam a taxa de crescimento natural observada em algumas espécies animais até atingirem a fase adulta.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER,
F. Biologia. São Paulo: Ática, 2004
Após analisar os gráficos, faça o que se pede:
a) Identifique um classe de animal que possa ter um desenvolvimento correspondente aos gráficos A e B, respectivamente.
b) Explique a diferença observada nos gráficos entre o crescimento corporal desses animais.
a) Gráfico A: representa o crescimento dos animais do filo dos artrópodes, como a questão está pedindo classe, pode ser citado, por exemplo, crustáceos, insetos ou aracnídeos. O gráfico B é típico dos demais animais, exemplo classe dos mamíferos.;
b) Gráfico A: O animal apresenta exoesqueleto e sofre ecdise ou muda. Gráfico B: O animal apresenta endoesqueleto e não sofre ecdise ou muda.
07. (FUVEST) Nos insetos o sistema respiratório está desvinculado do sistema circulatório.
a) Como é esse sistema respiratório?
b) Qual a função do sistema circulatório nesses organismos? a) Sistema respiratório traqueal, pelo qual os gases passam diretamente do meio externo para as células, através de uma rede de tubos.
b) O sistema circulatório dos insetos não transporta gases, apenas alimentos e excretas que serão eliminaos
b) Gráfico A: O animal apresenta exoesqueleto e sofre ecdise ou muda. Gráfico B: O animal apresenta endoesqueleto e não sofre ecdise ou muda.
07. (FUVEST) Nos insetos o sistema respiratório está desvinculado do sistema circulatório.
a) Como é esse sistema respiratório?
b) Qual a função do sistema circulatório nesses organismos? a) Sistema respiratório traqueal, pelo qual os gases passam diretamente do meio externo para as células, através de uma rede de tubos.
b) O sistema circulatório dos insetos não transporta gases, apenas alimentos e excretas que serão eliminaos
08. (VUNESP) A figura adiante representa o esquema geral do sistema respiratório de indivíduos adultos de determinado grupo animal.
a) A que grupo animal refere-se o esquema?
b) Qual a relação entre o sistema respiratório e o circulatório, nesse grupo animal? Justifique sua resposta.
a) O esquema refere-se ao sistema respiratório traqueal que ocorre nos animais da classe dos Insetos.
b) Não há relação entre os sistemas respiratório e circulatório em insetos, pois a hemolinfa (sangue) não contém pigmentos transportadores de gases.
b) Não há relação entre os sistemas respiratório e circulatório em insetos, pois a hemolinfa (sangue) não contém pigmentos transportadores de gases.
09. (UNICAMP) O zumbido do vôo de um pernilongo é produzido pelo movimento de suas asas. Essa intensa atividade muscular, requerendo alto consumo de oxigênio, é compatível com o tipo de sistema circulatório dos insetos? Explique.Os insetos possuem sistema circulatório aberto, cuja circulação é lenta e o seu sangue não possui pigmento respiratório, o que é incompatível com o alto consumo de oxigênio por esses animais. O alto consumo para a produção de energia na respiração celular é possível graças ao sistema respiratório traqueal que leva o oxigênio diretamente às células dos tecidos.
10. (UFRJ) Os insetos possuem sistema circulatório aberto e, em sua hemolinfa, não existem pigmentos como a hemoglobina ou a hemocianina - pigmentos responsáveis pelo transporte de oxigênio em outros animais. A maioria dos insetos é capaz de voar por períodos longos, o que implica necessariamente grande esforço muscular associado a um consumo elevado de oxigênio. Explique como é possível para os insetos, na ausência de pigmentos transportadores, obter o oxigênio necessário ao vôo.O sistema respiratório dos insetos é traqueal. Neste sistema o oxigênio é conduzido pelas ramificações das traquéias diretamente às células. O "sangue" transporta nutrientes e excretas.
a) Justifique, do ponto de vista biológico, a afirmação de Calvin: "se elas estivessem me entendendo, nunca mais teremos problemas com as formigas".
b) Cite dois outros grupos de insetos com modo de vida semelhante ao das formigas.
b) Cite dois outros grupos de insetos com modo de vida semelhante ao das formigas.
a) Formigas são insetos sociais com nítida divisão de trabalho. Se algumas pararem de trabalhar na coleta de alimento, todo o formigueiro será comprometido.
b) Abelhas e Cupins.
b) Abelhas e Cupins.
12. (UFPR) Os insetos apresentam três tipos de desenvolvimento pós-embrionário: ametábolo, hemimetábolo e holometábolo. Com base nas figuras a seguir, identifique e caracterize os três tipos.
A - Ametábolos, sem metamorfose. Do ovo se desenvolve um animal idêntico ao adulto.
B - Hemimetábolos, com metamorfose parcial ou imcompleta. Do ovo desenvolve-se uma ninfa sem asas e incapaz de se reproduzir. Segue-se o adulto com asas e capaz de se reproduzir.
C - Holometábolos com metamorfose completa. O ovo origina a larva ou lagarta que origina uma pupa ou crisálida que evolui para o adulto com asas e capaz de se reproduzir.
B - Hemimetábolos, com metamorfose parcial ou imcompleta. Do ovo desenvolve-se uma ninfa sem asas e incapaz de se reproduzir. Segue-se o adulto com asas e capaz de se reproduzir.
C - Holometábolos com metamorfose completa. O ovo origina a larva ou lagarta que origina uma pupa ou crisálida que evolui para o adulto com asas e capaz de se reproduzir.
13. (UDESC) Um dos maiores problemas encontrados pelos agricultores é a existência de insetos que chegam a destruir lavouras inteiras. Contudo, nem todos os insetos, denominados pragas, são daninhos durante todas as fases do ciclo de vida.
a) COMENTE o papel desempenhado pelas borboletas durante sua fase larval e adulta, em relação ao exposto anteriormente.
b) CITE um inseto que se apresenta como praga desde a fase jovem até a fase adulta do seu ciclo de vida. a) Larvas de borboletas se alimentam de folhas, enquanto o adulto ingere néctar, contribuindo para a polinização de diversas espécies de vegetais com flores.
b) Pulgão.
a) COMENTE o papel desempenhado pelas borboletas durante sua fase larval e adulta, em relação ao exposto anteriormente.
b) CITE um inseto que se apresenta como praga desde a fase jovem até a fase adulta do seu ciclo de vida. a) Larvas de borboletas se alimentam de folhas, enquanto o adulto ingere néctar, contribuindo para a polinização de diversas espécies de vegetais com flores.
b) Pulgão.
14. (UFG) Os insetos constituem um grupo de animais que apresenta grande diversidade biológica e desempenha importante papel nos ecossistemas terrestres. Por outro lado, algumas espécies desse grupo podem causar sérios prejuízos à agricultura e à saúde humana e animal.
a) Descreva três adaptações estruturais que contribuíram para o sucesso evolutivo dos insetos, bem como para sua ampla dispersão em ambientes terrestres.
b) Explique o processo de transmissão de uma doença humana, na qual um inseto é o vetor de um protozoário, agente causador dessa doença.a) Alguns exemplos de adaptações estruturais que contribuíram para o sucesso evolutivo dos insetos: 1. presença do exoesqueleto quitinoso, conferindo maior proteção e menor perda d'água;
2. presença de asas, possibilitando o deslocamento rápido, a fuga de predadores, a obtenção de novas fontes de alimento e outras atividades que envolvem a capacidade de vôo;
3. metamorfose (incompleta ou completa), possibilitando a sobrevivência em condições adversas e a exploração de novos nichos em diferentes estágios da vida do inseto. As formas jovens não competem com os adultos por alimento ou habitat.
b) Alguns exemplos de doenças humanas transmitidas por insetos vetores de protozoários: Doença de Chagas - causado pelo protozoário: Trypanossoma cruzi.
Inseto transmissor é o barbeiro (Triatoma infestans, Pantrongylus megistus, Rhodnius prolixus). Modo de transmissão: transferência da forma infectante do protozoário (tripomastigota) ao homem por meio das fezes do inseto.
Malária - causada pelos protozoários: Plamodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae. O inseto transmissor é a fêmea do mosquito Anopheles sp.
O modo de transmissão é a picada de mosquitos fêmeas que inoculam no homem a forma infectante (esporozoítas) do protozoário.
Leishmaniose - causada pelo protozoário: Leishmania brasiliensis.
O inseto transmissor é o Lutzomya sp. Modo de transmissão é através da picada do inseto que inocula no homem as formas infectantes do protozoário.
a) Descreva três adaptações estruturais que contribuíram para o sucesso evolutivo dos insetos, bem como para sua ampla dispersão em ambientes terrestres.
b) Explique o processo de transmissão de uma doença humana, na qual um inseto é o vetor de um protozoário, agente causador dessa doença.a) Alguns exemplos de adaptações estruturais que contribuíram para o sucesso evolutivo dos insetos: 1. presença do exoesqueleto quitinoso, conferindo maior proteção e menor perda d'água;
2. presença de asas, possibilitando o deslocamento rápido, a fuga de predadores, a obtenção de novas fontes de alimento e outras atividades que envolvem a capacidade de vôo;
3. metamorfose (incompleta ou completa), possibilitando a sobrevivência em condições adversas e a exploração de novos nichos em diferentes estágios da vida do inseto. As formas jovens não competem com os adultos por alimento ou habitat.
b) Alguns exemplos de doenças humanas transmitidas por insetos vetores de protozoários: Doença de Chagas - causado pelo protozoário: Trypanossoma cruzi.
Inseto transmissor é o barbeiro (Triatoma infestans, Pantrongylus megistus, Rhodnius prolixus). Modo de transmissão: transferência da forma infectante do protozoário (tripomastigota) ao homem por meio das fezes do inseto.
Malária - causada pelos protozoários: Plamodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae. O inseto transmissor é a fêmea do mosquito Anopheles sp.
O modo de transmissão é a picada de mosquitos fêmeas que inoculam no homem a forma infectante (esporozoítas) do protozoário.
Leishmaniose - causada pelo protozoário: Leishmania brasiliensis.
O inseto transmissor é o Lutzomya sp. Modo de transmissão é através da picada do inseto que inocula no homem as formas infectantes do protozoário.
15. (PUC-SP) O esquema é válido para o desenvolvimento de muitas espécies de insetos:
ovo - larva - pupa - adulto
a) Como são denominados os insetos que apresentam esse tipo de desenvolvimento?
b) Cite dois exemplos de insetos que apresentam esse tipo de desenvolvimento.
b) Cite dois exemplos de insetos que apresentam esse tipo de desenvolvimento.
a) São denominados de holometábolos.
b) As borboletas e mariposas (ordem lepidóptera), os besouros (ordem dos coleópteros), as pulgas (ordem suctória), as moscas e mosquitos (ordem díptera).
16. (VUNESP) - Dê a classificação dos insetos quanto ao fenômeno da metamorfose. Caracterize cada uma delas.
Os insetos, quanto ao fenômeno da metamorfose, são classificados em ametábolos e metábolos. Os insetos ametábolos não passam por metamorfose, possuem desenvolvimento direto, ou seja, do seu ovo surge diretamente o imago, forma jovem morfologicamente igual ao adulto, porém menor.
Os insetos metabolos passam por metamorfose incompleta (hemimetábolos) ou completa (holometábolo).
Nos insetos hemimetábolos (com metamorfose incompleta), do ovo surge o estágio intermediário de ninfa, forma jovem parecida com o adulto, porém sem asas e sexualmente imatura, que se transforma no imago (adulto).
Nos insetos holometábolos (com metamorfose completa), do ovo surge o estágio de larva, diferente do adulto, que se alimenta muito, armazenando reservas importantes pare as transformações seguintes - a pupa com ou sem casulo e o imago (adulto).
Os insetos metabolos passam por metamorfose incompleta (hemimetábolos) ou completa (holometábolo).
Nos insetos hemimetábolos (com metamorfose incompleta), do ovo surge o estágio intermediário de ninfa, forma jovem parecida com o adulto, porém sem asas e sexualmente imatura, que se transforma no imago (adulto).
Nos insetos holometábolos (com metamorfose completa), do ovo surge o estágio de larva, diferente do adulto, que se alimenta muito, armazenando reservas importantes pare as transformações seguintes - a pupa com ou sem casulo e o imago (adulto).
17. (VUNESP) Os insetos constituem um dos grupos mais antigos e numerosos com características bem definidas. Abordando o tema, fale sobre:
a) O tipo de esqueleto e a divisão do corpo.
b) O tipo de respiração e circulação.
c) O desenvolvimento dos insetos holometábolos.
a) O tipo de esqueleto e a divisão do corpo.
b) O tipo de respiração e circulação.
c) O desenvolvimento dos insetos holometábolos.
a) Possuem exoesqueleto quitinoso. O seu corpo é divido em cabeça, tórax e abdome.
b) Os insetos possuem respiração traqueal e circulação aberta. c) As fases de um inseto holometábolo são: ovo - larva ou lagarta - pupa ou crisálide - adulto.
b) Os insetos possuem respiração traqueal e circulação aberta. c) As fases de um inseto holometábolo são: ovo - larva ou lagarta - pupa ou crisálide - adulto.
18. (FUVEST)
Como chegavas do casulo,
- inacabada seda vida -
tuas antenas - fios soltos
da trama de que eras tecida,
e teus olhos, dois grãos da noite
de onde o teu mistério surgia.
a) A que filo e classe pertence o animal de que falam os versos?
b) Qual a seqüência dos estágios de seu desenvolvimento?
Como chegavas do casulo,
- inacabada seda vida -
tuas antenas - fios soltos
da trama de que eras tecida,
e teus olhos, dois grãos da noite
de onde o teu mistério surgia.
a) A que filo e classe pertence o animal de que falam os versos?
b) Qual a seqüência dos estágios de seu desenvolvimento?
a) O animal a que se referem os versos pertence ao Filo dos Artrópodes e à classe dos Insetos.
b) Os versos citam que esse animal tem casulo, portanto deduzimos que é um inseto holometábolo (metamorfose completa). Um inseto holometábolo, no seu desenvolvimento, passa pelas fases de: ovo - larva ou lagarta - pupa ou crisálide (casulo) e adulto.
b) Os versos citam que esse animal tem casulo, portanto deduzimos que é um inseto holometábolo (metamorfose completa). Um inseto holometábolo, no seu desenvolvimento, passa pelas fases de: ovo - larva ou lagarta - pupa ou crisálide (casulo) e adulto.
19. (VUNESP) João e Pedro estão caminhando por um parque e observam, presas ao tronco de uma árvore, "cascas", que João identifica como sendo de cigarras. Especialistas chamam essas cascas de exúvias. João conta a Pedro que a tradição popular diz que "as cigarras estouram de tanto cantar", explica que as cigarras são insetos e descreve o número de apêndices encontrados em um inseto generalizado.
a) Do ponto de vista biológico, é correto afirmar que exúvias são restos do corpo de cigarras que "estouraram de tanto cantar". Justifique a sua resposta.
b) Qual o número de apêndices encontrados no tórax de um inseto adulto generalizado?
a) Do ponto de vista biológico, é correto afirmar que exúvias são restos do corpo de cigarras que "estouraram de tanto cantar". Justifique a sua resposta.
b) Qual o número de apêndices encontrados no tórax de um inseto adulto generalizado?
a) Não é correto. As exúvias são exoesqueletos quitinosos abandonados pelas cigarras no processo de mudas ou ecdise que sofre esse animal. O esqueleto velho é abandonado e forma-se um novo esqueleto, o qual, progressivamente, vai se solidificando. É exatamente durante esse processo que o inseto cresce.
b) No tórax de um inseto generalizado vamos encontrar seis patas articuladas e um ou dois pares de asas.
b) No tórax de um inseto generalizado vamos encontrar seis patas articuladas e um ou dois pares de asas.
20. (UNICAMP) Os invertebrados como, por exemplo, borboletas, planárias, esponjas, minhocas, baratas e hidras, podem ser agrupadas de acordo com características relativas à excreção.
a) Dentre os animais, quais não apresentam estruturas especializadas para a excreção? Explique como é realizada a excreção nestes casos.
b) Os Túbulos de Malpighi têm função excretora. Indique em que dos animais citados eles ocorrem e explique o mecanismo de excreção nestes animais.
a) Dentre os animais, quais não apresentam estruturas especializadas para a excreção? Explique como é realizada a excreção nestes casos.
b) Os Túbulos de Malpighi têm função excretora. Indique em que dos animais citados eles ocorrem e explique o mecanismo de excreção nestes animais.
a) Não apresentam estruturas especializadas para a excreção as esponjas e as hidras. Nesses animais, a excreção é realizada por difusão, ou seja, os catabólitos são diretamente eliminados pela membrana das células.
b) Os túbulos de Malpighi são encontrados nos insetos e aracnídeos, portanto, ocorrem em borboletas e baratas. Constituem-se de finos tubos que recolhem os excretos da cavidade celomática e lançam-nos no intestino, por onde serão eliminados.
b) Os túbulos de Malpighi são encontrados nos insetos e aracnídeos, portanto, ocorrem em borboletas e baratas. Constituem-se de finos tubos que recolhem os excretos da cavidade celomática e lançam-nos no intestino, por onde serão eliminados.
21. (UNIFESP) Os quadrinhos retirados da Folha de São Paulo (03.10.2000) fazem referência ao exoesqueleto.
a) O exoesqueleto é uma característica exclusiva dos insetos? Justifique.
b) Cite uma vantagem e uma desvantagem adaptativa decorrentes da presença do exoesqueleto.
a) Não, o exoesqueleto aparece também nas demais classes de artrópodes. A maioria dos moluscos possui uma concha externa que pode funcionar como um exoesqueleto.
b) Uma vantagem adaptativa é a proteção contra predadores e principalmente contra a perda de água; uma desvantagem é o crescimento, que fica limitado pela rigidez do exoesqueleto. Ele acontece apenas na época da perda do esqueleto velho e a formação completa do esqueleto novo.
b) Uma vantagem adaptativa é a proteção contra predadores e principalmente contra a perda de água; uma desvantagem é o crescimento, que fica limitado pela rigidez do exoesqueleto. Ele acontece apenas na época da perda do esqueleto velho e a formação completa do esqueleto novo.
22. (UNICAMP) A cigarra e a formiga são personagens de uma fábula que enaltece o trabalho. A biologia dos grupos aos quais pertencem esses insetos explica o diferente papel desempenhado por eles na fábula. No verão, encontram-se cascas de cigarras presas nas árvores ou no chão. Há uma crença popular de que as cigarras "arrebentam de tanto cantar".
a) Que aspecto da biologia das formigas justifica sua associação com o trabalho?
b) Qual a função do canto das cigarras?
c) As cascas não são cigarras mortas. Explique o que representam essas cascas.
a) Que aspecto da biologia das formigas justifica sua associação com o trabalho?
b) Qual a função do canto das cigarras?
c) As cascas não são cigarras mortas. Explique o que representam essas cascas.
a) A sociedade das formigas é subdividida em castas, com nítida divisão de trabalho. No formigueiro observam-se operários, soldados e indivíduos reais relacionados à reprodução.
b) O "canto" das cigarras, denominado estridulação, somente é realizado pelos machos com a finalidade de atração sexual.
c) As "cascas" das cigarras são exoesqueletos antigos, abandonados após a muda (ou ecdise).
b) O "canto" das cigarras, denominado estridulação, somente é realizado pelos machos com a finalidade de atração sexual.
c) As "cascas" das cigarras são exoesqueletos antigos, abandonados após a muda (ou ecdise).
23. (UNIFESP) A revista Ciência Hoje (nº 140, 1998) publicou um artigo relatando que pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz desenvolveram uma vela preparada com o bagaço da semente de andiroba, cuja queima é capaz de inibir o apetite das fêmeas do mosquito Aedes aegypti .
a) Cite uma doença, transmitida por este mosquito.
b) Explique, através do mecanismo de contágio, como a vela de andiroba pode colaborar na diminuição da proliferação desta doença.
a) Cite uma doença, transmitida por este mosquito.
b) Explique, através do mecanismo de contágio, como a vela de andiroba pode colaborar na diminuição da proliferação desta doença.
a) O Aedes aegypti pode transmitir a dengue e a febre amarela.
b) As fêmeas do mosquito são hematófagas, isto é, alimentam-se de sangue. Esses insetos adquirem os vírus da dengue ou da febre amarela quando picam pessoas doentes ou reservatórios silvestres das mesmas (animais silvestres contaminados). Ao picar pessoas sãs, transmitem os vírus para elas. Assim, se a queima das velas inibe o apetite das fêmeas desses mosquitos, haverá uma diminuição na proliferação dessa doença.
b) As fêmeas do mosquito são hematófagas, isto é, alimentam-se de sangue. Esses insetos adquirem os vírus da dengue ou da febre amarela quando picam pessoas doentes ou reservatórios silvestres das mesmas (animais silvestres contaminados). Ao picar pessoas sãs, transmitem os vírus para elas. Assim, se a queima das velas inibe o apetite das fêmeas desses mosquitos, haverá uma diminuição na proliferação dessa doença.
24. (UERJ) "O Ceará vive a segunda maior epidemia de dengue de sua história. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualmente existem 23.357 casos confirmados da doença em 126 municípios. Em Fortaleza, 10.562 ocorrências foram confirmadas, o que corresponde a mais de 45% dos registros em todo o Estado".
O transmissor dessa doença e o mosquito Aedes aegypti, inseto da ordem Díptera.
Observe a figura a seguir, que mostra o desenvolvimento do inseto, e responda o que se segue:
a) Esse inseto é classificado como Pterigoto e Holometábolo. O que significa cada termo?
b) Cite três medidas de prevenção e/ou combate ao inseto transmissor da dengue.
a) O Aedes aegypti pertence à ordem Díptera, que possui representantes com um par de asas anterior funcional e um par posterior não funcional, transformado em halteres. O termo pterigoto (Pterygota) denomina insetos que possuem asas. Holometábolo significa que esse inseto tem metamorfose completa, ou seja, o seu ciclo de vida compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.
b) Os ovos do A. aegypti são depositados pela fêmea nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. A larva se desenvolve em água parada e limpa e todo o processo (do ovo ao mosquito adulto) demora de sete a dez dias. Para evitar a proliferação do mosquito, os reservatórios de água devem ser vedados; garrafas e embalagens que possam acumular água devem ser esvaziadas e colocadas de cabeça para baixo; pneus devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva e as plantas em recipientes com água devem ser passadas para a terra ou a água deve ser trocada a cada quatro dias e o recipiente lavado para eliminar os ovos. Além disso, pode-se também utilizar inseticida para eliminar os adultos. A dengue é uma doença provocada por vírus e não há tratamento específico. Por isso, a prevenção e o combate ao mosquito são fundamentais para o controle dessa doença.
b) Os ovos do A. aegypti são depositados pela fêmea nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. A larva se desenvolve em água parada e limpa e todo o processo (do ovo ao mosquito adulto) demora de sete a dez dias. Para evitar a proliferação do mosquito, os reservatórios de água devem ser vedados; garrafas e embalagens que possam acumular água devem ser esvaziadas e colocadas de cabeça para baixo; pneus devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva e as plantas em recipientes com água devem ser passadas para a terra ou a água deve ser trocada a cada quatro dias e o recipiente lavado para eliminar os ovos. Além disso, pode-se também utilizar inseticida para eliminar os adultos. A dengue é uma doença provocada por vírus e não há tratamento específico. Por isso, a prevenção e o combate ao mosquito são fundamentais para o controle dessa doença.
25. (VUNESP) "O crescimento do Ecoturismo é um dos principais responsáveis pelos surtos de febre amarela nos últimos anos. Na busca do contato com a natureza, o homem também se aproxima do mosquito Haemagogus, que transmite a forma silvestre (selvagem) da doença, a partir de macacos infectados".
a) Qual o nome do mosquito transmissor da febre amarela nos centros urbanos? Que outra doença é transmitida por esse mesmo vetor?
b) De que forma a febre amarela contraída nas matas pode ser disseminada na população que vive nos centros urbanos? O uso generalizado de antibióticos no combate a essa doença resolveria o problema? Justifique sua resposta.
b) De que forma a febre amarela contraída nas matas pode ser disseminada na população que vive nos centros urbanos? O uso generalizado de antibióticos no combate a essa doença resolveria o problema? Justifique sua resposta.
a) Aedes aegypti'. Este mosquito também transmite a dengue.
b) Pessoas que adquiriram a doença na mata são picadas pelo vetor urbano. Uma vez contaminado com o vírus, o mosquito vetor o transmite, através da picada, aos seres humanos que vivem nas cidades. Antibióticos somente são indicados na terapia de doenças causadas por bactérias.
b) Pessoas que adquiriram a doença na mata são picadas pelo vetor urbano. Uma vez contaminado com o vírus, o mosquito vetor o transmite, através da picada, aos seres humanos que vivem nas cidades. Antibióticos somente são indicados na terapia de doenças causadas por bactérias.
26. (UFCE) O conhecimento dos artrópodes é de grande importância médica. Mencione duas razões que apóiem esta afirmativa e cite pelo menos duas classes de artrópodes envolvidos em problemas de saúde humana.
(Jornal "O Estado de S. Paulo", 3.3.2001, p. A2.)
a) Qual o nome do mosquito transmissor da febre amarela nos centros urbanos? Que outra doença é transmitida por esse mesmo vetor?
b) De que forma a febre amarela contraída nas matas pode ser disseminada na população que vive nos centros urbanos? O uso generalizado de antibióticos no combate a essa doença resolveria o problema? Justifique sua resposta.
Muitos artrópodes são vetores de doenças humanas, como os mosquitos transmissores da febre amarela (Aedes aegypti e Haemagogus sp), malária (Anopheles sp), dengue (Aedes aegypti) e filariose (Culex sp). Outros artrópodes, como escorpiões e aranhas, ao picarem o homem podem inocular veneno. As classes de artrópodes que têm maior importância médica são os Insetos e Aracnídeos.
Filo Equinodermatha
1. Andando pela praia, você encontra uma estrela-do-mar. Pergunta-se:
a) A que filo ela pertence?
b) Qual é o tipo de esqueleto da estrela-do-mar?
2. equinodermos são animais marinhos que apresentam, em sua maioria, simetria radial.
a) Por que a simetria radial dos equinodermos é considerada secundária?
b) Compare o esqueleto dos equinodermos com o dos artrópodes, quanto à localização e à composição.
3. Numa excursão à praia foram, coletados alguns organismos que foram colocados em sacos plásticos e identificados como: esponjas, cracas, algas macroscópicas, gastrópodes, mexilhões (bivalves), ouriços-do-mar, caranguejos e estrelas-do-mar.
a) Organize os animais coletados por filos.
b) Além dessa organização por filo, os animais podem ser classificados pela mobilidade (os fixos e os que se deslocam) ou pelo seu principal modo de obter o alimento (filtradores, predadores e herbívoros).Organize-os segundo a mobilidade e depois, segundo o modo de obter alimentação.
4. Os invertebrados como, por exemplo, borboletas, planárias, esponjas, minhocas, baratas, hidras e estrelas-do-mar, podem ser agrupadas de acordo com características relativas à excreção.
a) Dentre os animais citados, quais não apresentam estruturas especializadas para a excreção? Explique como é realizada a excreção nestes casos.
b) Cite a estrutura excretora dos demais animais.
Aves
Questão 01- Determine 03 características que enquadram um animal como classe Chordatta. Quais são as 04 (quatro) sub-classes da classe Chordatta.
Questão 02- “Todo vertebratta é um Chordatta mas nem todo o Chordatta é um vertebratta”. Justifique a sentença acima para confirmar sua veracidade.
Questão 03- Cite as principais características dos urochordathas, cephalocordathas e hemichordathas. Dê, pelo menos, um exemplo de animal de cada um destes grupos taxonômicos.
Questão 04- Quais são as 03 grandes classes dos peixes? Dê exemplos de cada uma destas classes.
Questão 05- Quais são as características- descreva pelo menos 04 (quatro) que tornam os peixes os melhores “nadadores” vistos no reino Animal.
Questão 06- Quais são e qual é a função de cada órgão sensorial encontrado em peixes? Usando tais órgãos como referência, descreva diferença(s) entre os peixes condrocties (cartilaginosos) e osteocties (ósseos).
Questão 07- Os animais são, de acordo com seu padrão metabólico, subdivididos em: homeotermos (endotérmicos) e ectotérmicos (heterotérmicos ou pecilotérmicos). Quais são as classes enquadradas em cada uma das classificações acima? Qual é a vantagem e a desvantagem adaptativa de cada subdivisão em relação a outra?
Questão 08- Qual é a vantagem da respiração branquial (guelras) encontradas em osteocicites em relação à respiração branquial vista em condrocties (fendas branquiais).
Questão 09- Compare o sistema circulatório fechado de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos no que tange, principalmente ao tipo de coração, por onde circulam o sangue oxigenado e não-oxigenado (carbonado) e o papel e interação do sistema respiratório em cada classe.
Questão 10- Qual é a vantagem da bexiga natatória vista nos osteocties em relação aos condrocties (que não possuem bexiga natatória)?
Questão 11- Diferencie o sistema digestório dos condrocties e dos osteocties. Por que razão a terminação digestória dos primeiros é denominada cloaca e dos segundos denomina-se ânus?
Questão 12- Quais são as características que não permitiram o domínio pleno do ambiente terrestre desempenhada pelos anfíbios? (Liste pelo menos 05 características).
Questão 13- Descreva 05 (cinco) inovações evolutivas dos anfíbios em relação aos peixes.
Questão 14- Que características anfíbias demonstram a ancestralidade destes animais com os peixes?
Questão 15- Por que a classe dos primeiros vertebrados invasores do ambiente terrestre denomina-se ANFÍBIOS?
Questão 16- Quais são as ordens dos anfíbios atuais? Descreva características particulares de cada uma dessas ordens.
Questão 17- “Apesar da aparência não agradável a algumas pessoas, sapos são inofensivos, apesar de venenosos”. Argumente a favor da veracidade desta sentença.
Questão 18- O coração dos anfíbios possui 3 cavidades (2 átrios e 1 ventrículo), neste caso há a mistura de sangue oxigenado e carbonado. Como os anfíbios compensam esta mistura para não ocorrer prejuízo aos tecidos corpóreos? Esquematize o sistema circulatório (cardiovascular) dos anfíbios.
Questão 19- Como ocorre o processo de hematose (respiração) em cada uma das ordens anfíbias.
Questão 20- Relate o nicho alimentar verificada na maioria dos anuros. Que estrutura auxilia o padrão de alimentação vistas neste grupo.
Questão 21- Diferencie sapos, rãs e pererecas. Quem é mais perigoso no que tange a intoxicação para humanos: rãs ou sapos? Justifique sua última resposta.
Questão 22- “Na maioria dos anfíbios a reprodução pode ser classificada como dióicos, fecundação externa e desenvolvimento indireto”. Conceitue cada uma destas classificações e justifique por que se aplicam aos anfíbios em geral.
Questão 23- Que fatores anatômicos e fisiológicos assemelham os girinos (fase larval da maioria dos anfíbios) aos osteocties (peixes ósseos).
Questão 24- Esquematize a hemimetamorfose (metamorfose incompleta) que ocorre nos anuros.
Questão 25- Que grupos anfíbios realizam fecundação interna? Qual é a vantagem deste tipo de reprodução em relação a fecundação externa?
Questão 26- Disserte sobre 03 utilidades diretas de anfíbios aos seres humanos (pesquise na internet sobre descoberta e produção de medicamentos a partir de substâncias produzidas por anfíbios).
Questão 27- Quais são as ordens e exemplares de cada um destes grupos, verificado entre os répteis modernos?
Questão 28- Descreva pelo menos 05 evidências anatômicas e fisiológicas verificadas em répteis que demonstram a capacidade de domínio desta classe no ambiente terrestre e seco.
Questão 29- Usando as classificações: fecundação interna (externa), desenvolvimento direto (indireto), ovíparo (vivíparo); descreva a reprodução verificada na maioria dos anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Questão 30 – Em relação a formas e padrões, como é o revestimento corpóreo encontrado em: quelônios, squamattas (escamados) e crocodilianos?
Questão 31- Qual é a razão pela qual a mistura de sangue que ocorre nos répteis quelônios e squamattas não atrapalha o metabolismo destes animais?
Questão 32- Que diferenças são constatadas entre o coração de quelônios e squamattas e o mesmo órgão encontrado entre crocodilianos?
Questão 33- Quais são as regiões do planeta onde se encontram: crocodilos, jacarés e gaviais (integrantes crocodilianos)?
Questão 34- Que diferença há entre os integrantes quelônios: tartarugas, cágados e jabutis? Que características fisiológicas tornam as tartarugas formas únicas dentro da classe reptilia?
Questão 35- As serpentes têm, em geral, uma péssima visão, que órgãos sensoriais e sentidos compensam tal deficiência?
Questão 36- Pesquise 08 (oito) exemplos de lacertílios e o mesmo número de ofídios (sub ordens dos squamatta).
Questão 37- No Brasil, pesquise pelo menos 05 cobras (serpentes) consideradas peçonhentas e 05 não peçonhentas.
Questão 38- “Todas as cobras são potencialmente venenosas, somente algumas são peçonhentas”. Explique, sob o ponto de vista biológico, esta sentença.
Questão 39- Por que razão o soro antiofídico produzido a partir da toxina da jararaca não pode ser usado no caso de um acidente com picada de cobra causada por uma cascavel?
Questão 40- Qual é a razão mais aceita para a extinção dos grandes dinossauros a cerca de 65 milhões de anos atrás? Disserte sobre os acontecimentos terrestres que aceleraram o processo de extinção.
Questão 41- Descreva pelo menos 05 características vistas nas aves que as adaptam para o nicho do vôo.
Questão 42- Os répteis, em sua grande maioria excretam ácido úrico como composto tóxico nitrogenado. Tal característica foi repassada as aves. Por que razão tal fato facilita o vôo desta última classe animal além de melhor adaptá-las aos ambientes secos?
Questão 43- “Quem surgiu primeiro: o ovo ou a galinha?” Responda esta questão sob a óptica do processo de evolução.
Questão 44- Qual é a provável origem da linhagem animal que teve como consequência a diversificada classe das aves?
Questão 45- Um conjunto de biólogos tem como tese a idéia de que aves não são uma classe, mas uma subclasse réptil. Que argumentos embasam tal idéia?
Questão 46- Apesar da maioria das aves não possuir glândulas na pele, há pássaros que possuem glândulas que produzem óleo. Quem são essas aves e qual seria a serventia desta excreção? Como se denomina esta glândula e qual é a sua precisa localização no corpo do animal?
Questão 47- Como os mamíferos as aves são homeotermos. Descreva 07 estratégias entre aves e mamíferos que permitem a manutenção constante da temperatura corpórea, independente da temperatura ambiental.
Questão 48- Os sacos aéreos, além de diminuir a densidade corpórea e facilitar o vôo, possuem importante papel para a sobrevivência dos pássaros. Qual a razão da importância e adaptação das aves em prol a sua sobrevivência e que se relaciona a presença e função dos sacos aéreos.
Questão 49- Como é o coração e o sistema circulatório encontrado em aves e mamíferos? Qual é a vantagem evolutiva deste padrão de coração em relação aos verificados em classes vertebradas anteriores?
Questão 50- As aves não possuem dentes. Que estratégias fisiológicas estes animais possuem para compensar a falta destas estruturas de mastigação que facilitariam o processo digestório?
Questão 51- Galinhas domésticas e pingüins não voam. Por que razão estas aves são consideradas da subclasse carinata?
Questão 52- Na maioria dos animais de sistema digestório completo, o orifício para a saída de fezes denomina-se ânus. Por que razão em condrocties, répteis e aves tal orifício denomina-se de CLOACA?
Questão 53- Que nichos das aves demonstram o grande desenvolvimento parental (capacidade de cuidar dos filhotes) verificado nesta classe?
Questão 54- Disserte sobre 03 inovações evolutivas da maioria dos mamíferos que não são observadas entre as aves.
Questão 55- Esquematize a pele dos mamíferos enfatizando 3 características deste órgão que não são encontradas na pele de aves.
Questão 56- Quais são as 03 subclasses mamíferas. Dê, pelo menos, dois exemplos de animais de cada subclasse supra citada.
Questão 57- Qual é o papel das glândulas sebáceas e sudoríparas encontradas entre mamíferos? Como é a fisiologia (funcionamento) dos produtos destas glândulas para atingir o seu objetivo de utilidade corpórea nesses animais?
Questão 58- Esquematize a pele dos mamíferos e discorra a razão para tal órgão ser extremamente importante à manutenção da temperatura desses animais (homeotermia).
Questão 58- Esquematize a pele dos mamíferos e discorra a razão para tal órgão ser extremamente importante à manutenção da temperatura desses animais (homeotermia).
Questão 59- Como a fisiologia envolvendo pêlos auxilia na manutenção da temperatura corpórea dos mamíferos?
Questão 60- Em primatas, especialmente nos humanos, qual é a função das sombracelhas e cílios?
Questão 61- Como se explica o fato do esqueleto mamífero ser semelhante ao esqueleto réptil e não ao esqueleto de animais evoluídos como as aves?
Questão 62- Que fatores evolutivos, comportamentais e estruturais permitiram com que mamíferos tenham, em média, ninhadas (número de filhotes) menores que vertebrados mais primitivos?
Questão 63- Na estrutura pulmonar dos mamíferos defina:
a) Fossas nasais
b) Traquéia
c) Brônquios
d) Bronquíolos
e) Alvéolo
f) Artéria pulmonar
g) Veia pulmonar
Questão 66- Denomine e exemplifique pelo menos 12 ordens da classe mammalia.
Questão 67- Descreva 05 características que definem a ordem primata.
Questão 68- O que são mamíferos ruminantes? Exemplifique.
a) Fossas nasais
b) Traquéia
c) Brônquios
d) Bronquíolos
e) Alvéolo
f) Artéria pulmonar
g) Veia pulmonar
Questão 64- Quais, dos órgãos vistos na questão 63, pertencem ao pulmão.
Questão 65- Dê 05 exemplos que demonstram o grande avanço dos órgãos sensoriais vistos nos mamíferos.Questão 66- Denomine e exemplifique pelo menos 12 ordens da classe mammalia.
Questão 67- Descreva 05 características que definem a ordem primata.
Questão 68- O que são mamíferos ruminantes? Exemplifique.
Adorei o seu blog vai me ajudar muito nas minhas provas :)
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