Estudo Dirigido 6º Ano








Ecologia

Com base na figura abaixo e conceitos correlatos, responda as questões de 01 a 05.




Questão 01- Dos níveis vistos acima defina:
(a) Organismo
(b) População
(c)Comunidade
(d)Ecossistema
(e) Bioma
(f) Biosfera

Questão 02- Pode-se dizer que população e espécies são sinônimos? Justifique sua resposta com base em conceitos da biologia.

Questão 03- Todo o planeta Terra pode ser considerado um sinônimo de biosfera? Justifique sua resposta com base no conceito de biosfera.
Questão 04- Qual (is) o(s) nível(is) de organização que melhor definem as figuras abaixo? Justifique sua resposta com base nos conceitos do assunto e elementos da figura.







Questão 05- Biomas são um conjunto de ecossistemas situados em latitudes semelhantes no planeta Terra. Pesquise um conjunto de ecossistemas na Terra que juntos constituem um tipo de Bioma.

Questão 06- Defina ecossistema como nível de organização. Quais são os fatores bióticos e abióticos que definem um ecossistema/bioma?

Questão 07- Ao caminhar no parque da cidade em Brasília, um astuto aluno do 6º ano do Sigma observou 05 crianças brincando sobre um belo gramado. Junto dois cachorros participavam da brincadeira farejando uma fileira com 50 formigas em pleno trabalho. Uma das crianças segurava uma gaiola com 04 periquitos australianos que realizavam peripécias nos poleiros. Mais um feliz dia no parque! Sobre a cena responda;
(a) Quantos organismos são observados?
(b) Quantas populações existem?
(c) Quantas comunidades existem neste ambiente?

Questão 08- Quais são os fatores que determinam a possibilidade de competição entre seres vivos?

Questão 09- Defina nicho e habitat de uma população. Podemos afirmar que o zoológico, mesmo reproduzindo perfeitamente o ambiente do animal, é o habitat de elefantes e girafas? Justifique sua resposta a última questão.


__________________________________


 Solo

Questão 01- Como é formado o solo? Quais são os principais componentes minerais e orgânicos formadores do solo? De acordo com a composição, como são classificados os solos?

Questão 02- Em relação a retenção e distribuição de água, quais são os problemas verificados em solos arenosos e argilosos? Como tais características podem prejudicar as atividades agrícolas e produção de alimentos?

Questão 03- Descreva 4 técnicas de melhoramento do solo e que podem contribuir para a melhor e maior produtividade agrícola?

Questão 04- O que é rocha matriz e qual é a relação desta com a formação dos solos?

Questão 05- Como se forma a parte orgânica do solo? Em que profundidade se localiza, no solo, a maior quantidade destes compostos orgânicos?

Questão 06- Como as técnicas agrícolas podem manter a produção de alimentos alta sem causar erosão e destruição dos solos?

Questão 07- Por que razão o ar é importante componente do solo? Qual é o processo agrícola que aumenta a quantidade de ar no solos e contribui para sua drenagem?
Questão 08-Descreva através de um texto, como as seguintes ações poderiam prejudicar o meio ambiente de forma direta ou indireta;
a) Desmatamento de uma floresta para pastagens para criação de gado
b) Assoriamento dos rios e lagos após lixiviação
c) Poluição aérea por gases carbonados, nitrogenados e de enxofre
d) Uso de inseticidas para controle de pragas mas que matam abelhas, vespas e insetos polinizadores.
e) Poluição dos solos por metais pesados.
f) Acúmulo de lixos em regiões abertas e sem estratégias de tratamento e drenagem do chorume.

Questão 09-Com base nas descrições abaixo, classifique a relação ecológica como inter ou intraespecífica, harmônica e desarmônica, o nome de tal relação e, quando possível, qual ou quais espécies são beneficiadas ou prejudicadas. (obs- Em cada descrição ou figura podera haver mais de uma relação ecológica. Tente identificar todas)
a) Os leões podem matar filhotes do antigo líder para estimular o cio das fêmeas e poder criar sua próproa descendência.
b) Associação entre a anêmona-do-mar e o paguro, um crustáceo semelhante ao caranguejo, também conhecido como bernardo-eremita ou ermitão. O paguro tem o corpo mole e costuma ocupar o interior de conchas abandonadas de gastrópodes. Sobre a concha, costumam instalar-se uma ou mais anêmonas-do-mar (actínias).
c) Alguns animais que promovem a dispersão de sementes de plantas, comendo seus frutos e evacuando suas sementes em local distante
d) Fierasfer, um pequeno peixe que vive dentro do corpo do pepino-do-mar (Holoturia). Para alimentar-se, o fierasfer sai do pepino-do-mar e depois volta. Assim, o peixe encontra proteção no corpo do pepino-do-mar, o qual, por sua vez, não recebe benefício nem sofre desvantagem.
e)a rêmora se alimenta dos restos alimentares do tubarão.
f) divisão em castas, como é o caso das abelhas formigas.
h) Um exemplo é o das hienas, que se aproveitam de restos deixados pelo leão.
i) indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies.
j) Quando um ambiente não permite a migração de indivíduos e o alimento começa a diminuir, naturalmente os mais velhos e os menos aptos serão prejudicados e vão acabar morrendo por falta de alimento.
k) um indivíduo geralmente maior persegue mata um ou mais indivíduos de outra espécie para se alimentar. A presa pode morrer durante a sua ingestão ou antes.
l) É uma interação entre seres de espécies diferentes que habitam um mesmo local geográfico e disputam o mesmo nicho ecológico.
m) um ser, vive no corpo do outro, denominado hospedeiro, do qual retira alimentos.

Questão 10- que é poluição sob o ponto de vista de modificação de características naturais do meio ambiente? Descreva 4 tipos de poluição e quais são os principais prejuízos ambientais de cada uma.

Questão 11-O que é impacto ambiental ou desequilíbrio ecológico? Baseie sua resposta na modificação do número de indivíduos nas populações de um ecossistema.

Questão 13- O que é desertificação e quais foram as causas de tal fenômeno? A erosão do solo esta relacionada a desertificação de uma região? Justifique sua última resposta.

Questão 14- O que é adubação e calagem (acréscimo de calcário) e como tais processos benefeciam o solos na produção de alimentos?

Questão 15- Por que razão o uso excessivo de pesadas máquinas agrícolas e tratores prejudica o solo e os processos de drenagem?

Questão 16- Em relação aos processos de degradação do solo, defina o que é;
a) Erosão
b) Lixiviamento
c) Assoriamento
D) Voçoroca
Questão 17- Como base nos conceitos vistos na questão anterior, qual é a sequência de degradação que ocorre entre os fenômenos descritos e que decorrem em um grande impacto ambiental?

Questão 18-Descreva através de um texto, como os seguintes fenômenos poderiam prejudicar o meio ambiente de forma direta ou indireta;
a) Desmatamento de uma floresta para pastagens para criação de gado
b) Assoriamento dos rios e lagos após lixiviação
c) Poluição aérea por gases carbonados, nitrogenados e de enxofred) Uso de inseticidas para controle de pragas mas que matam abelhas, vespas e insetos polinizadores.
e) Poluição dos solos por metais pesados.
f) Acúmulo de lixos em regiões abertas e sem estratégias de tratamento e drenagem do chorume.

Questão 19- O que é desertificação e quais foram as causas de tal fenômeno? A erosão do solo esta relacionada a desertificação de uma região? Justifique sua última resposta.
Questão 20- Por que razão o uso excessivo de pesadas máquinas agrícolas e tratores prejudica o solo e os processos de drenagem?

Questão 21- Descreva como as seguintes técnicas de engenharia são realizadas e como funcionam para evitar a erosão dos solos:
a) Curvas de nível
 b) Platôs ou terraços
c) Cortinas de concreto

Questão 22- Como repomos a água em nosso organismo? Quais são os processos que realizamos associados a perda de água para o ambiente?
Questão 23- O que significa a fórmula da água: H2O? Usando representação de esfera (bolinhas) e sabendo que o átomo de oxigênio é maior que o átomo do hidrogênio, esquematize uma molécula de água.
Questão 24- Quais são as diferenças dos estados físicos sólido, líquido e gasoso em relação a:
* Força de atração entre as partículas constituintes do material
* Agregação das partículas constituíntes
* Definição de forma e volume de cada um dos estados físicos.
Questão 25- Em relação as formas como é encontrada a água na natureza defina os termos:
a) Lençol freático
b) Aquífero
c) Nuvem
d) Geada
e) Granizo
f) Orvalho
Questão 26- Cite 4 técnicas agrícolas usadas para melhorar a qualidade do solo para a agricultura e a recuperação de áreas degradadas.

_____________________________________________

Água: Tratamentos e importância

1- Por que a Terra é azul?


2- Descreva 04 importâncias dos ambientes aquáticos para a vida humana.


3- O que é nuvem? Como a partir desta formação ocorre o fenômeno de chuvas?

4- No vídeo é descrito o grande ou pequeno ciclo da água? Justifique sua resposta.

5- Descreva as fases de tratamento de água para produção de água potável.

6- Qual é a função do cloro no tratamento da água?

7- Qual é a função do flúor acrescido na água em prol a saúde coletiva?

8- Quais são as etapas de tratamento de esgoto?

9- Qual é o papel das bactérias no processo de tratamento de esgoto?

10- Por que, ao contrário do que se pensa, a água não pode ser encarada como um recurso infinito? Cite 4 fenômenos ou processos que embasam o argumento da água como recurso limitado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do nosso blog? Deixe aqui sua sugestão. Compartilhe !!!

Máquinas Térmicas - 7ºAno

 A invenção que mudou os rumos da sociedade As máquinas térmicas foram essenciais para ampliar a produção de diversos materiais que anterior...