E aí, já ouviu dizer que o Brasil tem água sobrando? Que em uma provável guerra por água, o Brasil seria o alvo? Pois bem, digamos que o Brasil tem um “poder” aquífero bem grande.
Na maioria deles, suas nascentes estão em áreas de baixas altitudes. Geralmente são rios exorreicos com foz em estuário. A formação de relevo do Brasil fez com que esses rios fossem divididos em bacias hidrográficas, com características peculiares.
Veja as Principais Bacias Hidrográficas
Bacias Hidrográficas são aquelas que apresentam um rio principal e seus afluentes. Com isso, temos as seguintes Bacias no país:
- Bacia Amazônica: é a maior bacia do mundo, com o maior rio do mundo em extensão, profundidade, largura e vazão d’água. É a única bacia que tem sua nascente principal fora do país. Apesar de ser caracteristicamente de planície, muito utilizado para o transporte (considerado “a estrada” da região Norte do país), pela quantidade de água e a forte correnteza, tem grande potencial hidrelétrico. Importante fonte de água para a floresta.
- Bacia do Tocantins-Araguaia: nasce na parte central do país e segue em direção ao norte. São os dois rios que se encontram, formando uma foz. Também fundamental para o transporte. Os rios da região foram bastante degradados por conta da mineração. Hoje, a Empresa Vale utiliza muito o rio para o transporte de suas produções em Carajás. É a maior bacia totalmente brasileira.
- Bacia do São Francisco: nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, vai em direção ao Sertão Nordestino e tem sua foz entre os estados de Alagoas e Sergipe. Leva riqueza ao sertão, tornando o solo fértil por onde passa, mas está sofrendo muito com a perda de volume de água por conta da interrupção do fluxo de alguns afluentes, abastecimento de cidades e propriedades agropecuárias. O “prolongamento” do rio São Francisco, a chamada transposição, que é a tentativa de levar água para áreas que não são banhadas naturalmente pelo rio, pode diminuir o fluxo de água até a foz, prejudicando diretamente a “vida” do rio.
- Bacia do Paraguai: situada na região Centro-Oeste, principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é caracteristicamente de planície, muito utilizada para o transporte. Há poucos investimentos nesse setor pela baixa diversidade de produção na região, afirma o governo. Os rios dominam a vida na área do Pantanal, pois no período de chuvas, os rios tendem a aumentar consideravelmente o nível, alagando as regiões mais baixas, forçando os pecuaristas a deslocarem os gados periodicamente. Libera suas águas para a bacia do rio Paraná.
- Bacia do Paraná: caracteristicamente planáltica, tendo o maior potencial hidrelétrico instalado do país, é nela que estão furnas e Itaipu, por exemplo. Libera suas águas para a bacia do rio Uruguai.
- Bacia do Uruguai: rios de planície, bastante utilizados para o transporte. É a bacia que libera as águas para o oceano Atlântico.
Dica do Blog: As Bacias do Paraguai, do Paraná, e do Uruguai vão se juntar ‘mais abaixo’ no mapa da América do Sul, e formar a Bacia do Rio da Prata, ou Bacia Platina.
Veja as Bacias Secundárias no Brasil:
- Dentre as bacias secundárias, que são as bacias que não apresentam um rio principal, mas são vários pequenos rios, geralmente vindo dos planaltos em direção ao oceano Atlântico, temos:
- Bacia do Norte-Nordeste
- Bacia do Leste
- Bacia do Sul-Sudeste
Lembrando que o Brasil é muito pobre em formações lacustres, ou seja, a formação de lagos. No litoral, é bastante comum termos lagunas, os “lagos” com ligação ao mar.
O Aquífero Guarani
Quanto às águas subterrâneas, o Brasil também figura entre os maiores detentores, no entanto, temos vários lençóis freáticos e temos a maior parte do maior aquífero do mundo, o Aquífero Guarani, que está nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, abrangendo ainda o Paraguai, Argentina e Uruguai.
Então, ficou alguma dúvida com relação ao conteúdo? Não, então dá uma olhadinha na Videoaula e depois se manda a fazer os exercícios a seguir, ok? Bons estudos!
Dica: confira nossa videoaula feita especialmente para seus estudos!
Exercícios
1 – (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ) A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:
a) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta.
b) drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário.
c) predomínio de rios temporários, drenagem endorreica e grande potencial hidráulico.
d) regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície.
e) drenagem endorreica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.
2 – (IFCE – com adaptações) Sobre as características da hidrografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:
I. Considerando-se os rios de maior porte, só é encontrado regime temporário no sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são perenes.
II. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilitam a produção de hidroeletricidade.
III. Na região Amazônica, os rios são muito utilizados como vias de transporte, e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado.
Está correto o que se afirma em:
A) I apenas.
B) I e II apenas.
C) I e III apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.
3 – (FAC. AGRONOMIA E ZOOTECNIA de Uberaba) Leia as afirmativas abaixo sobre a hidrografia brasileira:
I. É a maior das três bacias que formam a Bacia Platina, pois possui 891.309 km2, o que corresponde a 10,4% da área do território brasileiro.
II. Possui a maior potência instalada de energia elétrica, destacando-se algumas grandes usinas.
III. Em virtude de suas quedas d’água, a navegação é difícil. Entretanto, com a instalação de usinas hidrelétricas, muitas delas já possuem eclusas para permitir a navegação.
Estas características referem-se à bacia do:
a) Uruguai
b) São Francisco
c) Paraná
d) Paraguai
e) AmazonasGABARITO
1 – B
2 – B
3 – C
Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Fonte: https://blogdoenem.com.br/hidrografia-do-brasil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do nosso blog? Deixe aqui sua sugestão. Compartilhe !!!